Colônia em crise: 20.000 pessoas tiveram que deixar suas casas porque foram encontradas bombas!
Em Deutz, Colônia, 20 mil cidadãos tiveram que ser evacuados para desarmar bombas. São esperadas deficiências no transporte de longa distância.

Colônia em crise: 20.000 pessoas tiveram que deixar suas casas porque foram encontradas bombas!
Não há razão para relaxar em Colônia neste momento – muito pelo contrário! A cidade está em crise porque três bombas da Segunda Guerra Mundial estão sendo desativadas hoje. Um acontecimento verdadeiramente histórico que afecta não só os residentes locais, mas também todos os transportes públicos da região. As primeiras medidas de evacuação já começaram.
A Deutsche Bahn cancelou várias ligações de Colónia para Frankfurt am Main e Estugarda. Os comboios de longa distância que deveriam viajar através de Colónia estão a ser desviados em grande escala e até mesmo a navegação no Reno está temporariamente interrompida. De acordo com Deutschlandfunk, cerca de 20.000 pessoas em um raio de 1.000 metros ao redor do local em Deutz precisam deixar suas casas. Além dos residentes locais, isto também afecta milhares de passageiros cuja mobilidade é restringida pela evacuação.
Grande operação de evacuação em Colônia
A primeira badalada começou às 8h e as ruas do centro histórico foram rigorosamente fechadas. “Há algo acontecendo!” comentou um transeunte sobre a situação. Toda a cidade velha e grande parte de Deutz são afetadas pelas medidas. Aqui não existem apenas numerosos hotéis e museus, mas também lares de idosos, creches e até a estação de televisão RTL. As cerimónias de casamento previstas para esta quarta-feira na histórica Câmara Municipal também tiveram de ser transferidas para Porz.
Estão disponíveis pontos de contacto municipais para os cidadãos evacuados. A sala de exposições 10.1, na margem direita do Reno, e a escola profissionalizante Humboldtstraße, na margem esquerda do Reno, servem de alojamento. No entanto, os animais de estimação devem ficar em casa. Quem precisar de informações específicas pode entrar em contato com a linha direta do cidadão pelo telefone 0221/221-0 ou 115, que funciona das 7h às 18h, conforme informa Tagesschau.
Mais do que apenas um desafio de trânsito
A estação principal de Colônia não faz parte da zona de exclusão, mas há grandes interrupções em outras estações, como Köln Messe/Deutz e a Ponte Hohenzollern. De acordo com Tagesschau, conexões importantes, incluindo a parada Deutz/Tief em Colônia e vários trens ICE Sprinter entre Colônia e Berlim, estão canceladas. Ônibus e trens operados pela Cologne Transport Company (KVB) também serão afetados; são esperadas perturbações massivas.
As bombas desarmadas consistem em duas bombas americanas de 20 libras e uma bomba de dez libras, todas com detonadores de impacto. Ainda não está claro quando exatamente a desativação poderá ocorrer e quando os fechamentos serão suspensos. Mas a cidade está confiante de que a desativação poderá ser concluída com sucesso na quarta-feira.
Situações semelhantes também são conhecidas em outras cidades alemãs. Uma bomba aérea foi recentemente desativada com sucesso em Teltow, após o que os residentes evacuados puderam regressar rapidamente aos seus apartamentos, como relata RBB24. Em Colônia, porém, muitos ainda enfrentam tempos incertos. O que é certo é que as memórias da guerra estão longe de terminar depois de todos estes anos.