Dia da Memória em Colônia: Dia de Todos os Santos com música, consolo e comunidade

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 1º de novembro de 2025, Colônia celebra o Dia de Todos os Santos com eventos comemorativos, música e visitas guiadas sobre a cultura da memória.

Am 1. November 2025 feiert Köln Allerheiligen mit Gedenkveranstaltungen, Musik und Führungen zur Erinnerungskultur.
Em 1º de novembro de 2025, Colônia celebra o Dia de Todos os Santos com eventos comemorativos, música e visitas guiadas sobre a cultura da memória.

Dia da Memória em Colônia: Dia de Todos os Santos com música, consolo e comunidade

Em 1º de novembro de 2025, um dia especial de memória está chegando em Colônia, já que o Dia de Todos os Santos é comemorado em vários eventos nas comunidades protestantes da região. O foco está particularmente nas memórias e comemorações dos falecidos, que são particularmente importantes em tempos que atualmente são caracterizados por perdas, como aqueles que morreram de Corona. Os eventos oferecem espaço de contemplação e consolo, oportunidade de comunidade e reflexão sobre o que é importante para nós. A santidade da vida e a cultura da lembrança são celebradas em cultos e concertos religiosos kirche-koeln.de relatado.

Um destaque que vai atrair muitos é a missa protestante no dia da memória do santo, que acontece às 10h na Antoniterkirche na Schildergasse 57. O Pastor Markus Herzberg, junto com o Coral Ecumênico Schola Cologne, liderado por Manfred Loevenich, criarão uma atmosfera muito especial com cantos gregorianos. O ditado semanal de Efésios: “Vocês não são mais hóspedes e estrangeiros, mas concidadãos dos santos e membros da família de Deus”, dará aos participantes uma mensagem de conforto e pertencimento.

Memória e comunidade

Uma visita ao Melatenfriedhof está programada às 11h, durante a qual Günter Leitner apresentará aos participantes o tema “O Melatenfriedhof no Dia de Todos os Santos – a memória da cidade”. O ponto de encontro é a sala funerária na Piusstrasse. Para quem ainda tiver um pouco mais de tempo, são oferecidas novas visitas guiadas às 13h e às 15h. Aos interessados ​​aplica-se uma taxa de participação de 12 euros, reduzida para 10 euros, mas deverão inscrever-se previamente.

A apresentação musical na Catedral de Altenberg às 14h30. encerra o dia. Obras de Vivaldi, Handel e Mendelssohn são aqui apresentadas pela soprano Elisabeth Menke e pelo organista Rolf Müller. O concerto intitula-se “Aquietai-vos no Senhor” e a entrada é gratuita, embora doações sejam bem-vindas. Estas experiências musicais não só proporcionam o enquadramento para a comemoração, mas também um momento de devoção e pausa, como este Arquidiocese de Colônia explicou.

Tradição e costumes

A festa de Todos os Santos, também conhecida como Sollemnitas Omnium Sanctorum, tem uma longa tradição. É celebrado como feriado importante na Igreja Católica Romana e é feriado em muitos países europeus, incluindo Alemanha, Áustria e Suíça. Este dia foi originalmente marcado para 1º de novembro do século VIII pelo Papa Gregório IV, uma decisão que permanece em vigor na Igreja Ocidental até hoje. Wikipédia relatado. Além da comemoração dos santos, o foco também é a lembrança dos nossos mortos, que é promovida por meio de orações e rituais comunitários durante estes dias. Os costumes também incluem tradições culinárias como o Striezel de Todos os Santos, que é dado de presente em muitas regiões.

Numa altura em que o luto é muitas vezes vivido em silêncio, muitos pedem espaço para lamentar e força para ajudar os necessitados. O desejo de consolação e a esperança de uma comunidade com Deus e com os santos caracterizam este dia. O Dia de Todos os Santos torna-se não apenas um dia de lembrança, mas também um festival de esperança e união. Aproveite para encontrar conforto e inspiração nestes dias contemplativos!