Colônia está parada: 20.000 pessoas evacuadas devido ao desarmamento da bomba!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 4 de junho de 2025, três bombas da Segunda Guerra Mundial serão desativadas em Colônia-Deutz, provocando uma evacuação abrangente de 20 mil residentes.

Am 4. Juni 2025 werden in Köln-Deutz drei Weltkriegsbomben entschärft, was eine umfassende Evakuierung für 20.000 Einwohner auslöst.
Em 4 de junho de 2025, três bombas da Segunda Guerra Mundial serão desativadas em Colônia-Deutz, provocando uma evacuação abrangente de 20 mil residentes.

Colônia está parada: 20.000 pessoas evacuadas devido ao desarmamento da bomba!

Na quarta-feira, 4 de junho de 2025, Colônia-Deutz terá tudo a ver com segurança. Três bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas lá, desencadeando a maior operação de evacuação desde a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 20.000 pessoas têm de abandonar as suas casas enquanto uma zona de perigo de 1.000 metros em torno das bombas é isolada a partir das 8h. Não só os residentes são afetados, mas também inúmeras instalações: quase 60 hotéis, vários museus, o Hospital Eduardus, inúmeras escolas e até várias creches têm de ser evacuadas.

O que é particularmente doloroso para muitos é o facto de grandes eventos culturais também serem afetados. Um concerto da Orquestra Sinfônica WDR na Filarmônica foi cancelado e a aparição do comediante Tedros “Teddy” Teclebrhan na Lanxess Arena foi adiada para domingo. Esta busca por bombas e as medidas associadas representam um grande desafio para a administração da cidade.

RTL e o programa de transmissão

Outro grande problema é a sede da RTP, que é diretamente afetada. Os programas “Ponto 6” e “Ponto 7” continuarão a ser transmitidos ao vivo pela RTL a partir do centro de transmissão. Porém, o show “Ponto 8” foi cancelado devido à evacuação. Produção para os programas “Ponto 12”, “RTL Aktuell” às 18h45. e o “RTL Nachtjournal” à meia-noite foi agora transferido para o estúdio da capital em Berlim. Enquanto isso, o programa diário de TV do canal de notícias n-tv é produzido em Colônia-Ossendorf a partir das 7h. relata T-Online.

A evacuação também afeta o escritório móvel da RTL Deutschland, que tem como objetivo instruir os funcionários a continuarem a trabalhar sempre que possível. A experiência com medidas desse tipo não é nova: em abril de 2024, o centro de transmissão foi evacuado durante uma transmissão ao vivo devido ao desarmamento de uma bomba, o que poderia ter facilitado os preparativos para esta quarta-feira.

O impacto no tráfego

A cidade de Colónia está a fazer tudo o que pode para garantir a segurança dos seus cidadãos. A Deutsche Bahn já informou que haverá interrupções no tráfego de longa distância porque a parada em Colônia Deutz/Tief será cancelada e os trens entre Düsseldorf e Frankfurt circularão sem parada em Colônia/Messe Deutz Tief. Além disso, a Ponte Hohenzollern será fechada para amenizar a situação. Para os passageiros que ainda desejam ir ao centro da cidade de Colônia, a estação principal permanece acessível - mas não na direção de Deutz.

O KVB salienta também que as linhas de metro ligeiro 1, 7 e 9, bem como várias linhas de autocarros, estão sujeitas a restrições. É altamente recomendável evitar o centro da cidade durante a evacuação. Pontos de contato como o salão de exposições 10.1 e a escola profissionalizante Humboldtstrasse estão disponíveis para todos os afetados relatórios RTL.

Uma cidade em alerta

A fim de fornecer uma fonte de informação aos cidadãos afectados, foi criada uma linha directa de cidadãos onde os interessados ​​podem ligar para o 0221/221-0 ou 115. A polícia também está a responder à grave situação e poderá intervir nos despejos forçados se as pessoas não se retirarem da área de perigo. A situação permanece tensa, pois o momento exato para o desarmamento da bomba e o levantamento dos bloqueios não é claro é relatado pelo Tagesschau.

Enquanto a cidade e a população de Colónia se preparam para estes desafios inesperados, resta esperar que tudo possa acontecer rapidamente e sem incidentes. Colônia mostra mais uma vez que se mantém unida mesmo em tempos de crise e lida com a situação com mão boa.