Colônia em alerta: maior evacuação desde a guerra!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Três bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial foram encontradas em Colônia-Deutz. A evacuação em 4 de junho afeta 20 mil pessoas. A desativação segue.

In Köln-Deutz wurden drei WWII-Blindgänger gefunden. Evakuierung am 4. Juni betrifft 20.000 Menschen. Entschärfung folgt.
Três bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial foram encontradas em Colônia-Deutz. A evacuação em 4 de junho afeta 20 mil pessoas. A desativação segue.

Colônia em alerta: maior evacuação desde a guerra!

Atualmente há nervosismo e pressão em Colônia porque três bombas não detonadas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas durante trabalhos exploratórios em Deutz, na segunda-feira. Estas são duas bombas americanas de 20 cwt e uma bomba de 10 cwt, todas com detonadores de impacto. Esta descoberta tem consequências de longo alcance para a cidade e seus residentes. A desativação das bombas está prevista para quarta-feira, 4 de junho de 2025, e o serviço de eliminação de munições explosivas do governo distrital de Düsseldorf assumirá esta tarefa crítica, como relata [Schlagerplanet](https://www.schlagerplanet.com/news/bombenfund-koeln-rtl-zentrale-muss-evakuiert- Werden-programmaenderungen-30113.html).

Com a evacuação, é estabelecido um raio de 1.000 metros em torno do local da descoberta. Isto afecta cerca de 20.000 pessoas, tornando esta operação de evacuação a maior em Colónia desde o fim da Segunda Guerra Mundial. As instalações afetadas incluem o Hospital Eduardus, dois lares de idosos e idosos, 58 hotéis, vários museus e todo o centro histórico de Colônia. Importantes centros de transporte, como a estação ferroviária Cologne Messe/Deutz, a Lanxess Arena e várias paragens KVB também são afetados. O tráfego também será restrito, pois a ponte Hohenzollern, a ponte Deutzer e a ponte Severins terão de ser fechadas, como explica o relatório de koeln.de.

Os obstáculos da evacuação

A evacuação começará às 8h de quarta-feira. As primeiras medidas consistem em colocar barreiras nas estradas e expulsar os residentes e trabalhadores da área de perigo em tempo útil. Para o efeito, será criado um ponto de contacto para pessoas que não possam ficar com amigos ou familiares. Tal como a cidade de Colónia informa no seu portal de informações stadt-koeln.de, é necessária uma coordenação abrangente para garantir a segurança de todos.

Isto significa algumas mudanças no programa para a mídia e os residentes. A sede da RTL, que também se encontra na área de evacuação, deverá ser totalmente evacuada na quarta-feira. As primeiras revistas “Point 6” e “Point 7” são transmitidas ao vivo de Deutz, enquanto o programa “Point 8” é cancelado porque o prédio deve ser evacuado até as 8h. Os outros formatos, como “Point 12” e “RTL Aktuell” são transmitidos do estúdio da capital em Berlim, enquanto a NTV produz programas diários dos estúdios em Colônia-Ossendorf a partir das 7h.

Um olhar para o futuro

A desativação das bombas deverá ser concluída na quarta-feira, desde que todos os afetados deixem a área de evacuação a tempo. A cidade de Colónia já anunciou que irá fornecer informações regulares sobre os desenvolvimentos através do seu website. Numa cidade como Colónia, onde a vida quotidiana é caracterizada pela tradição e pela vida comunitária, este incidente está a causar grande agitação. Os próximos dias serão desafiadores para muitos que vivem e trabalham neste raio – mas a segurança será a principal prioridade.