Roubo em Königsallee: Charutos no valor de 60.000 euros roubados!
Roubo numa loja de charutos na Königsallee de Düsseldorf: os perpetradores roubaram charutos no valor de 60.000 euros. A polícia procura testemunhas.

Roubo em Königsallee: Charutos no valor de 60.000 euros roubados!
Na noite de terça-feira, 10 de junho, ocorreu um assalto descarado numa loja de charutos na icónica Königsallee de Düsseldorf. Autores desconhecidos obtiveram acesso à loja especializada fazendo um buraco na parede de uma loja adjacente que anteriormente estava vazia. Eles roubaram charutos no valor de cerca de 60 mil euros do umidificador da loja, que pertence à Wolsdorff Tobacco GmbH, uma subsidiária da suíça Oettinger Holding. Os assaltantes desapareceram em direcção desconhecida e a polícia de Düsseldorf pede agora informações às testemunhas através do número 0211 870 0 da Delegacia de Polícia Criminal 14.
O que é impressionante é o profissionalismo dos perpetradores. Eles usaram a Blumenstrasse para chegar a uma loja vazia no Kö-Center. Eles então abriram uma parede enorme, o que sugere que equipamento pesado foi usado aqui. Moradores e transeuntes nada notaram de anormal durante o trabalho noturno, o que evidencia a audácia do arrombamento. O incidente representa um enorme desafio para os empresários – não só devido aos extensos danos, mas também devido à infra-estrutura danificada, que requer extensas reparações.
Situação de segurança em Königsallee
Königsallee, um centro de comércio local, sofreu crimes semelhantes no passado. Andrea Greuner, diretora-gerente do grupo de interesse Königsallee, expressou preocupação com a segurança na área. Segundo os seus depoimentos, ocorreram dez assaltos em 2023 e onze em 2024, o que torna a situação preocupante. Em particular, o aumento do número de roubos, que, de acordo com as estatísticas de roubos de 2024 na Renânia do Norte-Vestefália, aumentou um total de 15%, é motivo de preocupação. O ambiente protegido que muitos retalhistas desejam nem sempre parece estar garantido.
Em conversas com vizinhos, como Dany Piehl, dono de uma loja de moda mesmo ao lado da charutaria, fica claro que as lojas vizinhas em particular estão particularmente preocupadas com a sua segurança. Piehl enfatiza que estão em contato próximo com outros varejistas sobre medidas de segurança para poder reagir melhor às anormalidades. No entanto, a questão da visibilidade policial continua a ser um tema quente, especialmente à noite. Greuner pede um aumento da presença policial para satisfazer a sensação de segurança entre varejistas e clientes.
A atual situação dos roubos na Alemanha
Para além das condições locais, as estatísticas de roubos para 2024 mostram uma tendência alarmante na Alemanha. Em 2023, foram registrados 77.819 assaltos residenciais, um aumento de 18% em relação ao ano anterior. Os números são mais elevados nas grandes cidades – a incerteza está a aumentar, especialmente em regiões urbanas como a Renânia do Norte-Vestefália, que registam o maior número de assaltos. Em média, um arrombamento causa prejuízos que rondam os 3.500 euros. Estes números não só ilustram a necessidade de medidas preventivas, mas também a importância da comunicação entre os empresários e a polícia.
Em tempos em que as invasões e os danos associados voltam ao foco, é necessário um bom talento para a segurança. A combinação de medidas de segurança mecânicas e electrónicas está a tornar-se cada vez mais importante para dissuadir potenciais perpetradores. Dada a situação atual em Königsallee, resta saber que medidas os retalhistas tomarão para estarem mais bem protegidos no futuro.