Grande evacuação em Colônia-Deutz: as bombas da Segunda Guerra Mundial devem ser desativadas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 4 de junho de 2025, três bombas da Segunda Guerra Mundial serão desativadas em Colônia-Deutz. A evacuação começa às 8h. Informações sobre fechamento de estradas e pontos de contato.

Am 4. Juni 2025 werden in Köln-Deutz drei Weltkriegsbomben entschärft. Ab 8 Uhr beginnt die Evakuierung. Infos zu Straßensperrungen und Anlaufstellen.
Em 4 de junho de 2025, três bombas da Segunda Guerra Mundial serão desativadas em Colônia-Deutz. A evacuação começa às 8h. Informações sobre fechamento de estradas e pontos de contato.

Grande evacuação em Colônia-Deutz: as bombas da Segunda Guerra Mundial devem ser desativadas!

Uma grande operação de evacuação está programada para ocorrer em Colônia-Deutz na quarta-feira, 4 de junho de 2025. O motivo é o desarmamento de três bombas da Segunda Guerra Mundial que foram encontradas na região. A cidade de Colónia já salientou antecipadamente que a medida não só terá um impacto significativo na área circundante imediata, mas também resultará em perturbações de grande alcance nos transportes públicos locais e nas infraestruturas. Como relata lindweiler.de, duas bombas americanas de 20 quintais e uma bomba de dez quintais precisam ser desativadas na área de perigo.

A evacuação afeta uma área com um raio de 1.000 metros e inclui cerca de 20.000 pessoas denunciadas. Os primeiros bloqueios serão colocados a partir das 8h. Várias estradas principais serão afetadas: incluindo a Ponte Severins e a Ponte Deutzer, bem como as rotas básicas de transporte no Reno, várias linhas KVB e tráfego ferroviário para a estação principal. Os fechamentos afetarão significativamente o transporte público local. As linhas KVB 1, 3, 4, 5, 7, 9, 14, 17, bem como linhas de ônibus como 106, 132, 133, 153, 171 e 196 também serão afetadas, conforme afirmou a cidade de Colônia em relatório. stadt-koeln.de anunciou.

Medidas de evacuação e pontos de contato

Foram criados dois pontos de contacto para os residentes: da zona da margem direita do Reno, o salão de exposições 10.1 servirá de refúgio, enquanto a escola profissionalizante Humboldtstrasse está aberta aos residentes da zona da margem esquerda do Reno. Um serviço de transporte para os afetados também começa às 8h. Os centros de atendimento ao cliente no centro I e II, bem como diversas instituições culturais dentro do raio de evacuação, incluindo a Lanxess Arena e a Filarmônica, permanecerão fechados no dia 4 de junho.

A campanha não é a primeira do tipo nos últimos meses. Já em 14 de março de 2025, uma bomba americana de quinhentos pesos teve de ser desativada em Colônia-Gremberghoven. Também aí uma zona de perigo de 300 metros teve de ser isolada e cerca de 85 pessoas foram afetadas pela evacuação. Isso mostra o quão atual e sério o tema do descarte de munições explosivas ainda é hoje, conforme resumido pela Wikipedia. Isto inclui a eliminação de todos os tipos de engenhos explosivos e é considerado um dos passos importantes para garantir a segurança pública.

Os aspectos da eliminação de munições explosivas

O descarte de munições explosivas tem uma longa história. Após a Segunda Guerra Mundial, a remoção de tais coisas foi inicialmente uma tarefa das potências ocupantes aliadas. Hoje está nas mãos dos estados federais e dos respectivos serviços de eliminação de material explosivo. Na Alemanha existem unidades especiais para eliminação de material explosivo civil e militar. Como mostra a prática internacional, a eliminação de material bélico explosivo em diferentes continentes é realizada sob auspícios semelhantes, muitas vezes abreviado como EOD (Explosive Ordnance Disposal).

No dia 4 de Junho de 2025, o povo de Colónia não terá outra escolha senão mostrar paciência e aceitar os inconvenientes temporários enquanto os especialistas em eliminação de munições explosivas lidam com os perigosos legados da guerra.