Estado de emergência em Colônia: 20.000 pessoas evacuadas devido ao desarmamento da bomba!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Haverá uma grande evacuação em Colônia em 4 de junho de 2025 devido ao desarmamento de três bombas da Segunda Guerra Mundial. 20.000 pessoas afetadas.

In Köln kommt es am 4. Juni 2025 zu einer Großevakuierung wegen der Entschärfung von drei Weltkriegsbomben. 20.000 Menschen betroffen.
Haverá uma grande evacuação em Colônia em 4 de junho de 2025 devido ao desarmamento de três bombas da Segunda Guerra Mundial. 20.000 pessoas afetadas.

Estado de emergência em Colônia: 20.000 pessoas evacuadas devido ao desarmamento da bomba!

Um extraordinário estado de emergência ocorreu hoje em Colônia. Três bombas americanas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas no distrito de Deutz, desencadeando a maior operação de evacuação na cidade desde 1945. Cerca de 20 mil pessoas têm de sair dos seus apartamentos no centro da cidade enquanto a cidade responde com bloqueios e medidas de segurança. As evacuações começaram às 8h desta manhã e devem levar muitas horas até que as bombas sejam desativadas. A zona de perigo estende-se por um raio de 1.000 metros ao redor do local, afetando grande parte do centro da cidade de Colônia, tanto à direita quanto à esquerda do Reno. Numerosas instituições são particularmente afetadas, incluindo instituições de ensino, lares de idosos e grandes partes das ruas comerciais populares. Regiões como a cidade velha, onde existem numerosos museus e restaurantes, estão particularmente a debater-se com os desafios dos encerramentos.

Rumores sobre o fim repentino dos acontecimentos se espalharam rapidamente. Um concerto da Orquestra Sinfônica WDR na Filarmônica foi cancelado, e a aparição do comediante Tedros “Teddy” Teclebrhan na Lanxess Arena também teve que ser adiada para domingo. Nada menos que 15 casamentos na histórica prefeitura foram transferidos para Porz. Muitos casais foram subitamente confrontados com o desafio de terem de mudar os seus planos num curto espaço de tempo. A equipa da RTL transferiu as suas transmissões em directo para Berlim e está agora a trabalhar no escritório móvel, enquanto o público recebe informações através de um telefone de cidadão no 0221/221-0 ou 115.

Fechamentos e precauções de segurança

A Deutsche Bahn enfrenta atualmente restrições significativas ao transporte local e de longa distância. A parada em Colônia Deutz/Tief foi cancelada e os trens tiveram que ser redirecionados. A Ponte Hohenzollern permanecerá aberta durante a desativação, mas isso afetará a acessibilidade à Estação Central de Colônia. Empresas de transporte como a Kölner Verkehrs-Betriebe (KVB) tomaram medidas que têm impacto nas linhas de metro ligeiro e em numerosas linhas de autocarro. A recomendação das autoridades de evitar o centro da cidade deve ser acatada com urgência, tanto para a segurança dos cidadãos como para manter a tão necessária ordem.

A descoberta em si incluía duas bombas americanas de 20 canhões e uma bomba de 10 doces, todas com detonadores de impacto. Essas bombas não detonadas são um problema bem conhecido na Renânia do Norte-Vestfália, onde são encontradas entre 1.500 e 2.000 bombas todos os anos. Destes, cerca de 200 são extremamente explosivos. No entanto, um desarmamento deste tipo num centro urbano densamente povoado não é uma ocorrência quotidiana, razão pela qual a segurança da população é a principal prioridade. A desativação só pode ocorrer quando toda a área estiver deserta, o que representa um desafio complexo para uma evacuação tão grande.

Preparando-se para a evacuação

A cidade de Colônia criou dois pontos de contato centrais para oferecer algum alívio aos evacuados. Eles estão localizados no salão de exposições 10.1, no lado direito do Reno, e na escola profissionalizante na Humboldtstraße, no lado esquerdo do Reno. Assentos, bebidas e instalações sanitárias estão disponíveis nessas instalações. Paramédicos e apoio psicossocial também estão no local para apoiar as pessoas nesta situação tensa.

Desarmar tal bomba é sempre uma tarefa delicada e a administração municipal garantiu que manterá os cidadãos atualizados sobre o andamento das medidas através do seu site e das redes sociais. Esta informação é particularmente importante porque a incerteza sobre o momento da desactivação e do subsequente levantamento dos encerramentos afecta o planeamento não só das equipas de emergência, mas também dos restantes residentes e proprietários de empresas.

Portanto, o que está a acontecer em Colónia continua a ser emocionante e todos os olhares estão voltados para os órgãos responsáveis ​​pela segurança das pessoas. Durante estas interrupções e encerramentos de trânsito, o velho ditado “Há força na calma” revela-se aconselhável. Desde 1945, os residentes de Colónia têm de lidar com situações tão extremas, e hoje isso mostra mais uma vez a importância da boa preparação e da coesão comunitária. Informações sobre a situação atual estão continuamente disponíveis no site da DW. Tagesschau e 24rhein.