Rabatz no Teatro de Colônia: a resposta caótica de Fritsch à crise!
Herbert Fritsch dirige “Rabatz!” no Schauspiel Köln: uma peça de teatro abstrata em preto, vermelho e branco, reacionária e corajosa.

Rabatz no Teatro de Colônia: a resposta caótica de Fritsch à crise!
Em 31 de outubro de 2025, Schauspiel Köln celebrou sua estreia com “Rabatz!”, a nova produção de Herbert Fritsch, marcando seu retorno aos palcos de Colônia após 13 anos. Fritsch, conhecido por suas produções não convencionais, desenvolve uma peça de teatro abstrata que oferece um exame emocionante da atual situação de crise. A produção é decorada nas cores dominantes preto, vermelho e branco e quase não tem palavras, o que lhe confere uma estética de pantomima única e sem palavras. Os críticos descrevem “Rabatz!” como uma espécie de brincadeira infantil que abraça amorosamente elementos caóticos em sua encenação. nachtkritik.de relata que ...
Com sete personagens no palco, todos com rostos pintados de branco, e um misterioso cubo preto que lembra diversos símbolos culturais, a produção cativa o público. A dramaturga Sabine Zwach confirmou que a peça deve ser entendida como uma reação às crises políticas e ecológicas do nosso tempo. O conjunto, que também inclui Jonas Dumke e Sebastian Grünewald, são atores e não mímicos treinados, o que confere à peça uma informalidade encantadora. A capacidade de Fritsch de transformar a linguagem em música é um elemento central de sua obra, que é influenciada pelo dadaísmo. Como acrescenta schauspiel.koeln, Fritsch incorpora uma linguagem teatral muito especial que visa explorar o inexprimível e os limites da linguagem.
Uma produção longe da norma
A peça em si dura 75 minutos sem intervalo, e a ordem de aplausos na estreia foi encenada, resultando numa recepção bastante reservada. O título “Rabatz!” deve ser associado a sinônimos como motim, tumulto e tumulto, o que já é sugerido no nome da peça. Fritsch explica que o termo “rabatzen” historicamente também inclui significados como “fole” e “brincadeira”, que ele deu ao conjunto como instruções. No geral, a produção pretende brincar com a linguagem e dissolvê-la, o que desafia e encanta o espectador. Com esta produção, Fritsch constrói uma ponte para um mundo teatral único, conhecido pela sua criatividade e ousadia. nachtkritik.de enfatiza que o de Fritsch trabalho dá uma importante contribuição para o cenário teatral atual.
O palco oferece um cenário fascinante que permite ao público se concentrar na dinâmica do que está acontecendo. Fritsch, que é valorizado pela sua visão artística e pela sua capacidade de ultrapassar os limites do teatro, enviou aqui um sinal claro: as crises atuais exigem um exame criativo e consciente. “Rabatz!” será lembrado como uma noite de teatro que estimula o pensamento e convida ao riso, inteiramente no espírito do dadaísmo e na alegria de brincar e experimentar que sempre caracterizou o teatro.