O Professor Niessen torna-se o novo Vice-Reitor de Pesquisa em Colônia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Carien Niessen será vice-reitora de pesquisa da Universidade de Colônia a partir de outubro de 2025 para promover pesquisas de excelência.

Professorin Dr. Carien Niessen wird Prorektorin für Forschung an der Universität zu Köln ab Oktober 2025, um exzellente Forschung zu fördern.
Carien Niessen será vice-reitora de pesquisa da Universidade de Colônia a partir de outubro de 2025 para promover pesquisas de excelência.

O Professor Niessen torna-se o novo Vice-Reitor de Pesquisa em Colônia!

Hoje é um dia que pode ficar na história da Universidade de Colônia: a professora Dra. Carien Niessen foi eleita vice-reitora de pesquisa em 8 de setembro de 2025. A eleição foi realizada pela assembleia eleitoral universitária, composta por membros do Senado e do Conselho Universitário. Sua vice-reitoria começa em 1º de outubro de 2025 e sucede ao professor Dr. Claus Cursiefen, que deixa o cargo após dois anos a seu pedido. Cursiefen está deixando o escritório após concluir com sucesso a competição Cluster of Excellence, um passo significativo para a universidade.

Niessen tem grandes planos: ela quer promover a expansão de pesquisas de excelência na universidade e focar particularmente na identificação precoce e no financiamento de projetos de pesquisa promissores. Frauke Gerlach, Presidente do Conselho Universitário, e o Reitor, Professor Dr. Joybrato Mukherjee, parabenizaram Niessen por sua eleição e expressaram otimismo sobre seu futuro trabalho na vanguarda das atividades de pesquisa.

Insights sobre a pesquisa de Niessen

Niessen não é apenas uma investigadora experiente, mas também porta-voz do Cluster de Excelência CECAD, onde trabalha na investigação do envelhecimento na Faculdade de Medicina. Sua área de atuação gira em torno da biologia celular da pele. O departamento que dirige visa melhorar a compreensão da estrutura celular e a sua influência no funcionamento das barreiras epiteliais. Particularmente emocionante é o seu foco na formação e manutenção da barreira epidérmica multicamadas da pele e em como as redes biomecânicas podem levar a doenças.

A pesquisa de Niessen concentra-se em como os reguladores da arquitetura celular interagem com os sinais que controlam o metabolismo, a inflamação e o crescimento. Os resultados poderão ser de grande importância para a medicina, pois poderão ajudar a lançar as bases para novas terapias. Especialmente no que diz respeito à saúde da pele, isto abre um amplo leque de possibilidades para o desenvolvimento de futuros métodos de tratamento.

Colônia e a Estratégia de Excelência

O que a eleição de Niessen significa para a Universidade de Colônia no contexto do cenário universitário alemão? A universidade faz parte da Estratégia de Excelência, que visa fortalecer a pesquisa nas universidades alemãs. Uma análise de outras excelentes universidades na Alemanha mostra que a Universidade de Bonn tem o maior número de clusters de excelência, seguida pela Universidade Técnica de Dresden e outras instituições de renome. Estes clusters de excelência são um sinal da elevada qualidade da investigação e das redes internacionais que estas universidades mantêm.

Com Niessen na vanguarda da investigação, a Universidade de Colónia também poderia desempenhar um papel federal nestas classificações. O seu compromisso com o financiamento precoce e abordagens de investigação inovadoras pode ser crucial para fazer avançar a universidade e permitir novas colaborações a nível internacional.

Os próximos meses prometem desenvolvimentos emocionantes na Universidade de Colônia. Niessen tem a oportunidade não apenas de avançar em sua própria pesquisa, mas também de desenvolver todo o potencial da universidade. Será emocionante ver quais impulsos virão dela.