Clínica Cologne Merheim inicia rastreamento de câncer de pulmão: previna-se agora!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Um novo rastreio do cancro do pulmão terá início em Colónia em 2026: a detecção precoce aumenta as hipóteses de sobrevivência dos fumadores inveterados. Saiba mais aqui.

Ein neues Lungenkrebs-Screening beginnt 2026 in Köln: Früherkennung erhöht Überlebenschancen für starke Raucher. Informieren Sie sich hier.
Um novo rastreio do cancro do pulmão terá início em Colónia em 2026: a detecção precoce aumenta as hipóteses de sobrevivência dos fumadores inveterados. Saiba mais aqui.

Clínica Cologne Merheim inicia rastreamento de câncer de pulmão: previna-se agora!

Há novidades na área de saúde pulmonar em Colônia. O Hospital Merheim oferece agora exames inovadores de câncer de pulmão, voltados especialmente para pessoas entre 50 e 75 anos com um longo histórico de tabagismo. Beate Brings, chefe do Centro de Tumores da Renânia nas Clínicas de Colônia e também fumante de longa data, é a primeira cobaia na triagem. A senhora de 61 anos fuma desde os 14 anos e reduziu para cerca de sete a oito cigarros por dia. O primeiro check-up trouxe boas notícias: a tomografia computadorizada não revelou anormalidades.

O diretor administrativo das Clínicas da Cidade de Colônia, Axel Goßmann, enfatiza a urgência de medidas de detecção precoce: “A detecção precoce e o tratamento oportuno do câncer de pulmão aumentam significativamente a taxa de sobrevivência”. Uma estatística que deixa isto claro: o cancro do pulmão é uma das causas mais comuns de cancro na Alemanha. De acordo com os números actuais, cerca de 57.000 pessoas desenvolvem cancro do pulmão todos os anos, sendo o tabagismo intenso responsável por 80 a 90 por cento dos casos. Ponto de Saúde Acibadem relata que 22.590 mulheres e 34.100 homens foram recentemente diagnosticados em 2020.

Os detalhes sobre a triagem

O rastreamento propriamente dito é realizado por meio de tomografia computadorizada de baixa dose e deve estar disponível como benefício de plano de saúde a partir de abril de 2026. Comitê Misto Federal (G-BA) decidiu tomar a iniciativa para aumentar as chances de sobrevivência ao câncer de pulmão. Fumantes inveterados que fumaram um maço de cigarros por dia durante pelo menos 25 anos são elegíveis para participar. A triagem é repetida anualmente e dá grande ênfase à garantia de qualidade para evitar resultados errôneos.

A equipe do médico-chefe Wolfram Windisch sabe que parar de fumar é a melhor prevenção contra o câncer de pulmão. Seu colega Stéphane Clollaud, que lidera o estudo, pretende ajudar os fumantes a parar de fumar. A Merheim Lung Clinic já está trabalhando diligentemente na otimização do rastreamento, que é apoiado pela Fundação Britta e Peter Wurm.

Fumar e suas consequências

Segundo as estatísticas atuais, os números são alarmantes: a mortalidade por cancro do pulmão em 2020 foi de 17.066 mulheres e 27.751 homens. Isso mostra a importância das medidas preventivas. Os especialistas acreditam que a incidência nas mulheres poderá continuar a aumentar até 2030, enquanto permanecerá estável ou diminuirá ligeiramente nos homens. Os desafios na detecção precoce, como os custos elevados e a falta de sensibilidade dos métodos convencionais, deixam claro que são urgentemente necessárias novas abordagens, como o rastreio.

Em resumo, pode-se dizer que o Merheim Lung Hospital está dando um passo importante no combate ao câncer de pulmão com esta iniciativa. A combinação da detecção precoce e do apoio à cessação do tabagismo poderá ajudar muitas pessoas a levar uma vida mais saudável e a reduzir o número de novos casos. Um avanço importante para a saúde pulmonar em Colônia!