Democracia de perto: Annette Frier inspira alunos com peça de teatro
Annette Frier abre a peça “Democracia mais X” em Colônia para inspirar os alunos a se comprometerem com os valores democráticos.

Democracia de perto: Annette Frier inspira alunos com peça de teatro
Na Max-Ernst-Gesamtschule Bocklemünd não se trata apenas de material escolar; aqui você pode vivenciar a democracia de perto. Annette Frier dirigiu a peça “Democracia mais X”, que estreou em 2 de julho de 2025. Durante uma apresentação de 45 minutos que leva os alunos diretamente ao coração da história democrática, Frier compara a democracia a comer espinafre: “Você deveria gostar, mas não sabe por quê”, explica ela, enquanto o público ouve fascinado. Uma peça animada que te faz pensar!
Durante o espetáculo, os alunos têm a oportunidade de se posicionar ativamente. Quando questionados sobre quem é a favor da paz, todas as mãos se levantam. Mas quando se trata de entregas de armas à Ucrânia, a resposta permanece obscura. Frier e seu co-ator Peter Trabner usam o palco para lançar luz sobre temas como liberdade de escolha, igualdade e figuras políticas atuais como Donald Trump e Vladimir Putin. Trabner assume o papel de tirano, enquanto Frier, como defensor da democracia, incentiva os estudantes a gritarem “Liberdade!” telefonar – um apelo que a maioria segue com entusiasmo. Em contraste, apenas alguns estudantes mais jovens responderam quando Trabner gritou “Rei!” chamadas.
Compromisso com a democracia
Ao mesmo tempo que Frier cativa o público, a importância do compromisso com o sistema democrático também é trazida à tona. Ela apela aos presentes para que se tornem activos e defendam a democracia. Esta mensagem enquadra-se perfeitamente na iniciativa Sparkasse Colônia-Bona, que trabalha para fortalecer os valores democráticos antes das eleições locais de 14 de setembro. Ulrich Voigt, CEO da Sparkasse, destaca a pressão sobre os valores democráticos em todo o mundo e sublinha a importância da participação e da co-determinação.
Para promover esta participação, a Sparkasse disponibilizou impressionantes 250.000 euros para projetos de democracia em Colónia e Bona no ano passado. Este ano o valor será aumentado para um milhão de euros. Além disso, os eleitores jovens e pela primeira vez beneficiarão de ofertas digitais gratuitas dos jornais locais até ao final do ano – um passo para garantir que todos tenham a oportunidade de participar na vida social.
A democracia começa na vida cotidiana
Com a sua iniciativa, a Sparkasse também pretende incentivar e educar os eleitores de amanhã. A democracia não é decidida apenas nas urnas, mas começa na vida cotidiana e molda os valores da convivência Relatório de envolvimento político esclarecido. A justiça e a aceitação de diferentes opiniões e estilos de vida são aspectos importantes que são repetidamente enfatizados neste contexto.
Um destaque da iniciativa é a conversa da prefeitura com os candidatos a prefeito de Colônia, anunciada para 10 de setembro. Aqui há espaço para intercâmbio sobre questões políticas locais, apoiado por um debate em colaboração com o “Instituto de Bonn”. Além disso, os trabalhadores eleitorais recebem 250 euros por dia eleitoral, além do “dinheiro para bebidas” fornecido pelos municípios. Desta forma, o Sparkasse mostra de forma impressionante que o compromisso e a democracia andam de mãos dadas e que vale a pena agir.
Nesta comovente produção de Annette Frier, fica claro que a democracia não é apenas uma forma de governação, mas um processo vivo que requer o compromisso de todos. A mensagem é clara: qualquer pessoa que defenda a liberdade e a igualdade tem a responsabilidade de agir.