Carlo Cincavalli: Candidato único à ordenação em Colônia celebra ordenação!
Carlo Cincavalli será ordenado sacerdote na Arquidiocese de Colônia no dia 26 de junho de 2025. Sua comovente história de fé e missão.

Carlo Cincavalli: Candidato único à ordenação em Colônia celebra ordenação!
26 de junho de 2025 é um dia especial para a Arquidiocese de Colônia. Carlo Cincavalli, após doze anos de intensa preparação, é ordenado sacerdote. Suas emoções oscilam entre tensão, gratidão e expectativa. Nascido em Baresi, formou-se no Seminário Arcebispal Redemptoris Mater de Bonn, onde adquiriu não apenas conhecimentos teóricos, mas também uma profunda experiência pessoal de fé. Cincavalli descreve a mudança para Bonn como um choque cultural, mas ele rapidamente se encontrou na comunidade Caminho Neocatecumenal uma nova família.
Sua carreira nem sempre foi fácil. Crescendo sem pai, Cincavalli teve que assumir responsabilidades e tomar suas próprias decisões desde cedo. No seminário aprendeu a deixar-se de lado e a colocar a busca de Jesus Cristo no centro da sua vida. Ele é destacado como o único candidato à ordenação sacerdotal na Arquidiocese de Colônia em 2025. Isso mostra o quão valioso é o seu caminho e a sua vocação.
Experiências em palavras e ações
Em sua carreira até agora, Cincavalli realizou missões missionárias na Tanzânia e em Chemnitz. Na Tanzânia encontrou uma vida simples que, embora sem luxo, era caracterizada por uma profunda alegria de viver. Em Chemnitz a recepção foi mista; Por um lado, ele experimentou ceticismo em relação à Igreja, mas também encontrou abertura e simpatia. Desde setembro de 2023 trabalha como estagiário e diácono na paróquia de Santo André em Leverkusen e ajudou a conceber o projeto “Peregrinos da Esperança”, que trata de movimentos e encontros espirituais.
Cincavalli vê a principal tarefa da Igreja como proporcionar esperança e escuta. Ele acredita que a verdadeira missão não é ser porta-voz da igreja na imprensa, mas proclamar o evangelho. Outro aspecto importante da sua vocação é a estreita ligação com Nossa Senhora de Lourdes, que sempre o acompanhou e motivou. Após a ordenação, ele planeja uma visita de agradecimento a Lourdes.
O Caminho Neocatecumenal
O Caminho Neocatecumenal é um movimento importante dentro da Igreja Católica Romana, fundado em 1964 por Kiko Argüello, Carmen Hernández e Mario Pezzi. Este grupo desenvolveu um catecumenato especial que se concentra na (re)introdução de adultos batizados à fé cristã. Os membros deste caminho, também conhecidos como Neos, reúnem-se em pequenas comunidades que visam viver uma vida evangelizada e espiritual. Promovem a redescoberta dos valores cristãos e fortalecem a comunidade através da troca de experiências.
Os sucessos acumulados até agora testemunham a impressionante difusão do Caminho Neocatecumenal, que conta hoje com mais de 20.000 comunidades em todo o mundo e fundou numerosos seminários, incluindo o primeiro seminário Redemptoris Mater em Roma, que forma exclusivamente seminaristas do Caminho Neocatecumenal. O Papa Francisco reconheceu e apoiou repetidamente os movimentos e o trabalho missionário destas comunidades.
Cincavalli resume sua mensagem às pessoas de forma simples e clara: “A fé é o coração da vida”. Ele também ressalta que os sacerdotes devem ter humanidade, humor e capacidade de escuta para cumprirem o seu papel. Esta atitude certamente fará parte também do seu ministério sacerdotal, que em breve iniciará.
Tendo em vista a sua próxima ordenação sacerdotal e todas as experiências que o moldaram, Carlo Cincavalli enfrenta um caminho significativo que não só mudará a sua própria vida, mas também poderá enriquecer a vida de muitas pessoas.