Bundeswehr precisa de turbo de construção: novos quartéis são necessários com urgência!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Alemanha enfrenta o desafio de expandir a Bundeswehr com novos quartéis e soldados para missões da NATO.

Deutschland steht vor der Herausforderung, die Bundeswehr mit neuen Kasernen und Soldaten für NATO-Einsätze auszubauen.
A Alemanha enfrenta o desafio de expandir a Bundeswehr com novos quartéis e soldados para missões da NATO.

Bundeswehr precisa de turbo de construção: novos quartéis são necessários com urgência!

A Bundeswehr enfrenta enormes desafios para aumentar o seu efetivo militar para um nível que satisfaça os requisitos da OTAN. Alto Foto Até 260 mil soldados devem ser disponibilizados. Da mesma forma, o Ministro da Defesa, Boris Pistorius, quer que o número de tropas aumente para mais de 203 mil até 2031, enquanto o número actual é de cerca de 181 mil. Isto diz muito sobre a enorme pressão sobre a organização.

Uma grande parte das dificuldades resulta do facto de muitas instalações de alojamento de tropas terem sido encerradas quando o serviço militar obrigatório foi suspenso em 2011. Nos últimos anos, 31 quartéis foram encerrados em toda a Alemanha, embora os restantes locais estejam frequentemente em condições mais do que modestas. O relatório militar de 2024 aponta estas queixas. “Precisamos de um turbo de construção para a Bundeswehr”, exige o coronel André Wüstner, chefe da Associação Bundeswehr. Ele deixa claro que a renovação urgente e a construção de novos alojamentos são inevitáveis.

Necessidade de reforma e estado dos imóveis

Ainda existem 275 localidades da Bundeswehr em todo o país, mas a maioria delas está em ruínas. “O quartel do Palatinado Sul em Germersheim já apresenta danos por mofo e água, a reforma pode custar mais de 125 milhões de euros”, relata notícias diárias. Thomas Röwekamp, ​​​​presidente do comitê de defesa da CDU, também critica a lentidão do processo de aprovação. “Tem que ser mais rápido!” diz Röwekamp. Para avançar na construção, ele sugere a revisão dos direitos nos estados federais.

Para criar rapidamente mais espaço para os soldados, está a ser discutida a introdução de beliches nos alojamentos como uma solução a curto prazo. No entanto, esta só poderá ser uma solução temporária enquanto a escassez de propriedades adequadas continuar.

Conscrição e possíveis mudanças

Outro tema quente na discussão é o possível retorno ao serviço militar obrigatório. Isto foi suspenso em 2011, a fim de reduzir o Bundeswehr de 255.000 para 185.000 soldados. Mas agora como Headtópicos relataram que a reintrodução foi examinada especificamente. O recrutamento poderia então ser reativado em caso de defesa, o que exigiria uma maioria de dois terços no Bundestag.

No actual acordo de coligação, no entanto, o serviço militar obrigatório está inicialmente excluído, apesar do facto de, de acordo com a associação reservista, a Bundeswehr estar actualmente com falta de pessoal, com 20.000 soldados. Isto mostra o quão importante é repensar o serviço da arma e as condições no terreno do quartel.

O Ministro Pistorius tem uma visão clara para o futuro da força e os desafios são grandes. Será interessante ver como a situação evoluirá nos próximos anos e se as medidas necessárias poderão ser implementadas a tempo.