Visita ao Centro Aeroespacial: Metas elevadas para NRW!
O grupo cultural Hösel visitou o Centro Aeroespacial Alemão em Colônia-Wahn para vivenciar de perto a pesquisa tecnológica.

Visita ao Centro Aeroespacial: Metas elevadas para NRW!
No dia 8 de junho de 2025, o grupo cultural Hösel visitou o Centro Aeroespacial Alemão em Colônia-Wahn. O objetivo desta emocionante excursão foi sublinhar a importância do centro como um centro de tecnologia e investigação científica na região. Em mais de três horas, os membros do grupo cultural tiveram uma visão abrangente das diversas atividades e pesquisas do centro.
Um verdadeiro destaque foi a impressionante apresentação sobre a estação espacial internacional ISS. Ele flutua cerca de 400 quilômetros acima da Terra e orbita nosso planeta a uma velocidade rápida de 28.000 km/h – impressionantes 16 órbitas por dia! A ISS não é apenas um local de investigação, mas também ajuda a compreender os efeitos da ausência de gravidade no corpo humano, ao mesmo tempo que fornece informações valiosas sobre a nossa Terra e o universo.
Treinamento para as estrelas
Outro ponto interessante da visita foi a apresentação da extensa preparação que os astronautas passam para suas missões na ISS. Isto inclui não apenas treinamento em ausência de peso, mas também testes médicos e psicológicos. Os cientistas estão se preparando para desafios bem específicos, já que cada astronauta é treinado em diferentes fases. Só a formação básica dura um ano e meio e inclui tecnologia espacial, bem como competências especiais como robótica e manobras de atracação, como também pode ser lido no site da ESA, a Agência Espacial Europeia. Lá, os futuros astronautas aprendem tudo o que é importante sobre os sistemas da ISS e como resolver problemas no espaço de maneira eficaz.
Além do treinamento, o grupo cultural também ficou impressionado com uma nova réplica parcial da paisagem lunar que foi instalada no centro. O objetivo é ajudar os astronautas a praticar pousos e posicionamento na Lua, já que a Lua está planejada como uma escala para futuras missões a Marte.
Perspectivas futuras e cooperação internacional
Como parte das suas iniciativas, o grupo cultural Hösel planeia continuar a série “Tendências Tecnológicas” com uma visita ao Centro de Investigação Jülich. Estão também a ser discutidas visitas internacionais exclusivas, incluindo ao CERN em Genebra, à investigação sobre fusão nuclear em Itter e à Airbus em Toulouse.
O tema das viagens espaciais é mais relevante do que nunca. Só recentemente os astronautas da Soyuz MS-26, incluindo os americanos Don Pettit e russos como Alexei Ovchinin, chegaram com sucesso à ISS. Apesar das tensões internacionais, a cooperação espacial continua forte, como demonstram os recentes desenvolvimentos e o apoio do chefe da Roscosmos, que é a favor da prorrogação do acordo com os EUA até 2025. Além dos desafios diários, é atualmente um teste de paciência para os astronautas Suni Williams e Barry Wilmore, uma vez que têm de permanecer a bordo mais tempo do que o planeado devido a problemas técnicos. Relatórios ZDF.
Nesta emocionante era de viagens espaciais e tecnologia, o Centro Aeroespacial Alemão em Colônia-Wahn mostra de forma impressionante como é importante seguir caminhos inovadores e inspirar jovens talentos para a ciência. Uma visita que não só estimula o conhecimento mas também a reflexão sobre futuras aventuras no espaço.
Para quem tiver interesse em saber mais sobre o treinamento e preparação de astronautas, vale dar uma olhada no site ESA, onde são apresentados detalhadamente os exigentes programas de formação. Colônia continua a ser um ator importante na pesquisa espacial e um importante local técnico na Renânia do Norte-Vestfália
.