Resgate no Lago Aquarius: jovem de 22 anos ainda desaparecido!
Equipes de resgate procuram um homem desaparecido em Wassermannsee, em Colônia. Uma mulher foi resgatada e as investigações estão em andamento.

Resgate no Lago Aquarius: jovem de 22 anos ainda desaparecido!
Na manhã de quinta-feira, 12 de junho de 2025, equipes de resgate foram alertadas em Wassermannsee, em Colônia, quando moradores ouviram pedidos de ajuda. Uma mulher de 24 anos foi resgatada da água fria do lago e levada ao hospital universitário com hipotermia. Os serviços de emergência chegaram rapidamente ao local e conseguiram trazer a mulher para a costa. Mas embora a jovem tenha sido felizmente resgatada, um homem de 22 anos de Colônia continua desaparecido. As evidências sugerem que ele também estava na água depois que os dois nadaram no escuro. O incidente ocorreu apesar da proibição de banho em vigor em Wassermannsee, como relata RTL.
Helicópteros, drones, mergulhadores e sonares foram utilizados durante a operação de busca, que contou com o apoio da DLRG, bombeiros e voluntários. A equipe de cães de resgate da DRK também foi chamada para prestar apoio. A visibilidade debaixo de água foi severamente limitada devido à vegetação densa e à profundidade de até dez metros, muitas vezes inferior a meio metro. Isto mostra mais uma vez o perigo da água, muitas vezes subestimada pela população. O envio de especialistas da Unidade de Pessoas Desaparecidas deixa clara a gravidade da situação. As primeiras inspeções revelaram que itens pessoais como roupas, uma carteira e um telefone celular foram encontrados na costa e poderiam ser atribuídos ao homem desaparecido.
Operação de busca e investigação
O Corpo de Bombeiros interrompeu as buscas às 10h e entregou o local à polícia. Até o momento não há evidências de crime. A polícia criminal iniciou então as investigações e atualmente está avaliando os depoimentos das testemunhas. Não está claro o que atraiu o homem e a mulher para a água naquela noite. Outro aspecto que coloca o acontecimento em uma luz mais sombria: há indícios de que ambos possivelmente estavam sob efeito de álcool e/ou entorpecentes. Express relata que os motivos da natação noturna ainda não foram determinados.
Aumento de acidentes de natação
Face aos acontecimentos trágicos, surge também uma tendência assustadora. Em 2024, pelo menos 253 pessoas já se afogaram na Alemanha, mais 35 do que no ano anterior. Os lagos são particularmente afetados, onde 77 pessoas perderam a vida. [ZDF]. O DLRG aconselha nadadores experientes e inexperientes a nadar apenas em áreas vigiadas e a não ignorar os riscos das drogas e do álcool antes de nadar.
Resta esperar que o homem desaparecido seja encontrado rapidamente e que as circunstâncias que levaram a este incidente sejam em breve esclarecidas.