Sucesso na caçada: criminoso fugitivo pego após escapar em Velbert!
Um criminoso fugitivo foi preso em Velbert depois de uma semana. Ele havia escapado da clínica forense Colônia-Porz.

Sucesso na caçada: criminoso fugitivo pego após escapar em Velbert!
Numa cidade tranquila como Colónia, as coisas podem rapidamente tornar-se turbulentas se um criminoso escapar de uma clínica forense. Foi o que aconteceu recentemente, quando um homem de 38 anos escapou em 16 de junho de 2025 durante uma caminhada acompanhada em Colônia-Porz. Depois de uma semana fugindo, os investigadores civis de Colônia conseguiram prendê-lo em Velbert em 23 de junho, após receberem denúncia de uma testemunha. Segundo Tixio, o homem foi preso na Froweinplatz pela polícia de Mettmann sem resistência.
A polícia já havia publicado um chamado de busca e conseguiu agir rapidamente após a denúncia da testemunha. Graças a esta cooperação entre os cidadãos e as autoridades, foi possível trazer o criminoso de volta à clínica LVR sem maiores complicações. Apesar da sua fuga, as autoridades estimaram que ele não representava nenhum perigo grave para o público, de acordo com informações de ksta.
Lidando com criminosos na Alemanha
O desenvolvimento do crime na Alemanha mostra algumas tendências interessantes que foram recentemente analisadas por Statista. O número de crimes registados nas estatísticas de criminalidade policial (PKS) caiu 1,7%, para cerca de 5,84 milhões de casos em 2024. Curiosamente, isto deve-se principalmente ao declínio dos crimes relacionados com a cannabis, que se deveu à legalização parcial desde Abril de 2024.
Contudo, verifica-se também um aumento de crimes que afectam a sensação de segurança das pessoas, tais como crimes contra a propriedade ou crimes violentos. Em 2024, foram registadas 42,8 mil vítimas de crimes sexuais – uma tendência preocupante que sensibiliza a sociedade para a segurança.
A prisão do criminoso fugitivo de Colônia é outro exemplo da importância do trabalho policial rápido e eficaz. Apesar de sua fuga, os moradores de Velbert permaneceram ilesos. É provável que tais incidentes suscitem futuras discussões sobre segurança nas nossas cidades. Se a confiança na polícia e a cooperação com a população forem ainda mais reforçadas, tal situação poderá ser evitada.
O retorno do homem de 38 anos à clínica mostra o quão importante é manter o conhecimento e a educação sobre o comportamento dos criminosos mesmo após a arma. Espera-se que sejam tomadas medidas adequadas para evitar incidentes semelhantes no futuro - para benefício de todos os cidadãos que desejam viver num ambiente seguro.