Nova construção da parada Sülzgurtel: linha 13 do metrô de superfície será ampliada!
A linha ferroviária urbana 13 em Colônia será estendida até o Reno a partir de 2026, a fim de expandir a capacidade e melhorar o transporte público.

Nova construção da parada Sülzgurtel: linha 13 do metrô de superfície será ampliada!
A transição da mobilidade em Colónia está a ganhar impulso! A partir de 2026, a parada “Sülzgurtel” da linha 13 do metrô de superfície será reconstruída. O conselho distrital de Lindenthal já deu luz verde para isso, como relata ksta.de. Com esta medida, a Cologne Transport Company (KVB) reage ao aumento do número de passageiros na hora do rush.
A linha 13 atualmente termina na parada “Sülzgurtel” e oferece opções de transferência para a linha 18, que vai para Bonn e na direção de Thielenbruch. A conversão da paragem visa expandir visivelmente a capacidade das linhas de metro ligeiro 4, 13 e 18. Curiosamente, os comboios terão no futuro 70 metros de comprimento, o que exigirá adaptação a inúmeras paragens. As paradas em Aachener Straße/Gürtel, Wüllnerstraße e Dürener Straße/Gürtel já foram estendidas.
Nova construção da parada “Sülzgurtel”
A parada existente no “Sülzgurtel” teve que ser totalmente reconstruída devido ao seu design atual. A plataforma central existente é difícil de ampliar e deve atender não apenas ao elevado número de passageiros, mas também aos padrões relacionados à segurança. Isto é particularmente urgente porque a estrutura metálica da parada necessita de renovação e a integração de árvores, o que também deve ser levado em consideração no planejamento.
“Se os planos correrem conforme o planejado, as obras deverão começar nas férias de verão de 2026”, acrescenta meinungfuer.koeln. Este limite de tempo destina-se a ajudar a manter o nível de perturbação para os passageiros o mais baixo possível. Neste ponto a única questão que se coloca é: O que acontecerá com as opções de transferência para a linha 18 durante o período de construção? Ainda há alguns detalhes a serem esclarecidos!
Um passo para o futuro
Particularmente no contexto do desenvolvimento urbano e da expansão do sistema de transportes públicos, a extensão da linha 13 do metro ligeiro será mais do que apenas uma medida local. O objetivo da expansão é incentivar mais pessoas a mudarem para ônibus e trens. Esta é a chave para implementar a transição da mobilidade, como mostra stadt-koeln.de. A nova ligação destina-se não só a desenvolver melhor a área em torno do cinturão de Sülz, mas também a ligar distritos vizinhos como Klettenberg, Zollstock e Raderthal à rede ferroviária ligeira.
Para encontrar a melhor solução, foi realizado um estudo de viabilidade que examinou diferentes rotas. A variante preferida da rota aérea das margens do Reno até à Luxemburger Straße emergiu como a vencedora no estudo porque foi classificada como a melhor em termos de benefícios, custos e impactos de tráfego.
O progresso deste projecto faz parte de um plano mais amplo para melhorar de forma sustentável a infra-estrutura de transportes de Colónia. Quem futuramente viajar a trabalho ou ao campo pode esperar uma viagem mais agradável e confortável. A transição da mobilidade está finalmente a tomar forma!