Funcionários da cerveja na Renânia do Norte-Vestfália: aumento salarial de 2,8% após o sucesso da greve!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Aumentos salariais para cervejeiros NRW: NGG anuncia 2,8% a mais de salário com efeito imediato, aumentos adicionais até 2026. As greves estão surtindo efeito.

Lohnerhöhungen für NRW-Brauer: NGG verkündet 2,8% mehr Gehalt ab sofort, zusätzliche Erhöhungen bis 2026. Streiks zeigen Wirkung.
Aumentos salariais para cervejeiros NRW: NGG anuncia 2,8% a mais de salário com efeito imediato, aumentos adicionais até 2026. As greves estão surtindo efeito.

Funcionários da cerveja na Renânia do Norte-Vestfália: aumento salarial de 2,8% após o sucesso da greve!

Algo está acontecendo na Renânia do Norte-Vestfália: cerca de 5.500 funcionários das cervejarias do estado podem esperar um aumento salarial. O Sindicato da Alimentação, Prazer e Restauração (NGG) anunciou um aumento retroativo de 2,8 por cento, com aplicação imediata. Além disso, haverá uma sobretaxa adicional de 60 euros em fevereiro de 2026, embora esta tenha peso diferente dependendo do grupo salarial. É o que acontece com a evolução salarial, importante não só para os colaboradores, mas também para as inúmeras cervejarias tradicionais de Colônia.

Esta notícia positiva é o resultado de uma intensa negociação colectiva, que foi acompanhada de greves no passado. Houve protestos em maio, especialmente nas cervejarias tradicionais de Colônia, como Gaffel e Reissdorf, que acabaram por levar a esta conclusão. A Associação de Cervejarias da Renânia do Norte-Vestfália, que também inclui as cervejarias König, Radeberger e Diebels, confirma o acordo. O diretor-gerente da associação, Marc Peters, vê o acordo coletivo como “um desafio”, uma vez que a indústria continua a lutar contra o declínio da produção de cerveja e o aumento dos custos.

Visão geral dos detalhes da tarifa

O novo acordo coletivo tem vigência de 24 meses e termina em março de 2027. Além dos aumentos salariais, há também medidas práticas para os estagiários que terão mais dois dias de folga para os exames finais. Estes desenvolvimentos não são apenas inovadores para a Renânia do Norte-Vestefália, mas também reflectem um movimento mais amplo na indústria, como também pode ser visto noutras cervejeiras alemãs.

Empresas rivais como a Warsteiner, Veltins e Krombacher também chegaram a acordos colectivos separados que prevêem aumentos salariais semelhantes. Vale a pena mencionar especialmente que o gestor nacional da NGG, Mohamed Boudih, está satisfeito com o aumento salarial, que está acima da inflação. Tal desenvolvimento nem sempre foi um dado adquirido no passado.

Olhando para a indústria

Contudo, a actual negociação colectiva não é apenas um sinal de mudanças positivas nos salários. Progressos significativos também foram feitos na indústria cervejeira da Baviera este ano. Já em 3 de maio de 2023, após horas de negociações, o acordo coletivo da Associação dos Cervejeiros da Baviera e a NGG chegaram a acordo sobre um acordo coletivo que prevê aumentos salariais uniformes de 285 euros por grupo de negociação coletiva a partir de junho de 2023. Outro exemplo de que a indústria cervejeira está em transição e os desafios estão a ser superados.

No geral, está claro que os participantes da indústria precisam ter uma boa mão para sobreviver no cenário em mudança da indústria cervejeira. E mesmo que haja contratempos, estes acordos colectivos dão esperança num futuro mais estável e mais justo para os trabalhadores das cervejeiras alemãs.

Mais informações aqui: Express.de, ngg.net, Brauwelt.com.