Silêncio em Colônia: Juntos contra o antissemitismo em 6 de novembro!
No dia 6 de novembro de 2025, uma caminhada de silêncio acontecerá em Colônia para comemorar a noite do pogrom e para mostrar solidariedade à comunidade judaica.

Silêncio em Colônia: Juntos contra o antissemitismo em 6 de novembro!
No dia 6 de novembro de 2025, uma cerimónia de silêncio terá lugar em Colónia para comemorar o aniversário da noite do pogrom de 9 de novembro de 1938. A Associação da Igreja Evangélica de Colónia e da Região, bem como o Decanato da Cidade Católica de Colónia, apoiados pelo Comité Católico, apelam às pessoas para que se posicionem contra o anti-semitismo. A caminhada silenciosa começa às 18h. no Museu Judaico, no cruzamento de Obenmarspforten e Unter Goldschmied. O destino é a sinagoga da Roonstrasse 50, onde a marcha terminará por volta das 19h30. O evento tem como objetivo demonstrar solidariedade aos vizinhos judeus.
Bernhard Seiger, o superintendente municipal, expressa preocupação com o aumento alarmante de incidentes anti-semitas na Alemanha. As estatísticas mostram que uma média de 24 incidentes antissemitas são relatados todos os dias em todo o país. Durante 2023-24, houve dramáticos 8.627 incidentes registrados, um aumento de 77%. Estas atitudes antijudaicas são muitas vezes justificadas pelo conflito no Médio Oriente, o que complica ainda mais a situação.
Solidariedade e coesão
Mons. Robert Kleine, reitor municipal de Colônia, enfatiza a importância da solidariedade com as pessoas afetadas pelo anti-semitismo. Gregor Stiels, presidente do Comité Católico, apela a um sinal forte para a democracia e a coesão. O silêncio é apoiado por inúmeras organizações e grupos diferentes, o que sublinha a natureza comunitária do evento. Ressalta-se que é solicitado aos participantes que não carreguem faixas ou bandeiras, a fim de manter o caráter focado e respeitoso do silêncio.
Para mais informações e para apoiar o compromisso, o apelo está no site www.oekumenischer-schweigegang.de publicado.
No contexto dos acontecimentos actuais, é mais importante do que nunca fazer campanha activa contra o anti-semitismo e a favor de uma coexistência respeitosa. As comunidades de Colónia enviam um sinal de solidariedade e esperam que tais incidentes sejam uma coisa do passado no futuro.
Enquanto nos preparamos para este silêncio importante, a questão permanece: Como podemos conseguir mais juntos para enfrentar as memórias dolorosas do passado e promover uma sociedade inclusiva? Só através da acção activa e da solidariedade poderemos ter uma influência positiva na sociedade.