Caos no trânsito em Colônia: demolição da Ponte dos Idiotas causa engarrafamentos!
As obras de construção da Ponte Idiota em Colónia-Nippes estão a provocar enormes perturbações no trânsito e novos encerramentos de estradas.

Caos no trânsito em Colônia: demolição da Ponte dos Idiotas causa engarrafamentos!
Ontem, 12 de agosto de 2025, as obras da famosa Idiotenbrücke em Colônia causaram grande agitação no trânsito. A ponte de 110 anos, localizada entre Krefelder Straße e Hornstraße, será totalmente substituída. Isso levou a atrasos significativos no tráfego na Inner Kanalstrasse, que foi fechada ao tráfego desde a noite de sexta-feira até as 5h da manhã de segunda-feira. Os motoristas tiveram que se preparar para longos engarrafamentos na Niehler Straße na manhã de sábado. O desvio pela Hartwichstrasse e Zonser Strasse em Nippes não melhorou a situação - aqui era caótico e era preciso ter paciência.
Como ksta.de Segundo relatos, a Inner Canal Road deverá ser fechada novamente no próximo fim de semana. A Deutsche Bahn iniciou os trabalhos preparatórios iniciais para a construção da nova ponte ferroviária na Inner Kanalstrasse meses atrás. O motivo da substituição da ponte antiga é o pé-direito variável de dois a quase cinco metros, o que impossibilita a reforma. Assim, prevêem-se agora custos de nova construção na ordem dos 13,5 milhões de euros.
Os desafios do trânsito
A situação é bem conhecida: apesar de toda cautela, os caminhões ficaram repetidamente presos sob a velha ponte. Isso deixa claro que era hora de ajudar. O tráfego rodoviário não é a única coisa afectada – o tráfego ferroviário também está a ser restringido. A linha ferroviária entre Hansaring e Nippes permanecerá intransitável de 8 a 29 de agosto, e um serviço ferroviário substituto será estabelecido entre a Estação Central de Colônia e a parada Geldernstrasse/Parkgurtel, assim como wdr.de relatado.
Entretanto, o tráfego de peões e ciclistas permanecerá restrito até setembro. As obras principais da nova ponte estão previstas para serem concluídas até ao final de agosto, restando obras de menor dimensão até ao final do ano. No entanto, há algumas novidades positivas: a nova ponte tem uma altura livre mais contínua de 4,50 metros e elimina os arcos de volta perfeita nas bordas, o que deverá melhorar ainda mais a situação do trânsito.
Um contexto maior
Uma análise de toda a infra-estrutura de transportes na Alemanha mostra que estas medidas não são um caso isolado. Com cerca de 40 300 pontes, muitas vezes construídas entre 1960 e 1985, toda a infra-estrutura de transportes está sob pressão. As crescentes exigências do tráfego pesado, especialmente no trânsito, e o estado de envelhecimento das pontes tornam necessárias medidas abrangentes de manutenção e modernização, tais como: bmv.de confirmado. As renovações da ponte são um ponto central no programa de renovação S3 da Deutsche Bahn, que visa melhorar a pontualidade e a fiabilidade da ferrovia.
Um total de mais quatro pontes no centro da cidade de Colónia estão na lista a serem demolidas e reconstruídas até ao final de 2029. O objetivo é uma infraestrutura de transportes eficiente que satisfaça as necessidades da cidade em crescimento e torne o trânsito mais seguro - há algo a ser feito e as primeiras medidas já estão em pleno andamento.