Colônia em crise: 20.000 pessoas evacuadas para desarmar bombas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 4 de junho de 2025, 20 mil pessoas em Riehl tiveram que ser evacuadas enquanto três bombas da Segunda Guerra Mundial eram desativadas.

Am 4. Juni 2025 müssen 20.000 Menschen in Riehl evakuiert werden, während drei Weltkriegsbomben entschärft werden.
Em 4 de junho de 2025, 20 mil pessoas em Riehl tiveram que ser evacuadas enquanto três bombas da Segunda Guerra Mundial eram desativadas.

Colônia em crise: 20.000 pessoas evacuadas para desarmar bombas!

Hoje em dia, Colónia tem tudo a ver com segurança, já que cerca de 20.000 pessoas são afetadas por uma evacuação abrangente. Na quarta-feira, 4 de junho, será realizado o desarmamento de três bombas da Segunda Guerra Mundial, preparadas há meses e descobertas durante as obras de construção de um gasoduto de aquecimento urbano em Riehl. Esta medida levou a enormes restrições de tráfego, uma vez que, entre outras coisas, a estação ferroviária Cologne Messe/Deutz foi fechada e o tráfego ferroviário foi afetado. Como NO relatou, não apenas os residentes e funcionários das instalações vizinhas, mas também os viajantes de toda a região tiveram que ajustar os seus planos de viagem.

A evacuação começa às 8h e afeta, entre outras coisas, instituições conhecidas de Colônia, como o Museu Wallraf-Richartz, o Zoológico de Colônia e o centro histórico. Isto também inclui 58 hotéis e fornecedores de alojamento, o que pode complicar muito os preparativos para os turistas. Estão disponíveis cuidados de internamento para os residentes afectados, com 1.100 pessoas no maior centro para idosos e deficientes, incluindo 600 pessoas que necessitam de cuidados, a serem transferidas para hospitais, enquanto cerca de 300 pessoas estão a ser acomodadas em salas de exposições preparadas.

Uma grande área está fechada para desativação. A Deutsche Bahn fez preparativos e interromperá completamente o tráfego a partir das 8h. Os viajantes do oeste podem viajar para a principal estação ferroviária, mas devem esperar desvios e conexões canceladas. A ponte Hohenzollern em particular, considerada a ponte ferroviária mais movimentada da Alemanha, será completamente fechada durante o desarmamento. Isto significa que tanto o tráfego marítimo como o aéreo na região também serão afetados.

O contexto histórico

Não é sem razão que Colônia se lembra hoje dos ataques devastadores da Segunda Guerra Mundial, quando a cidade foi fortemente bombardeada. Foi o primeiro ataque de mil bombardeiros em 30 e 31 de maio de 1942, que moldou significativamente a paisagem urbana. Esta desativação da bomba traz de volta memórias de uma época perigosa. Então relatórios também WDR sobre a actualidade deste horror, que também esteve presente na cidade de Colónia num passado recente. Só em 2 de maio de 2023 é que uma bomba aérea inglesa foi descoberta no cemitério de Melaten, que foi desativada com sucesso sem necessidade de evacuação. As restrições foram menores em comparação com as medidas de hoje e afetaram apenas o próprio cemitério.

As medidas hoje tomadas mostram claramente que a cidade de Colónia deve permanecer vigilante, apesar de anos de esforços para evitar os perigos do passado. Descobertas atuais de bombas, como aquela em 24 Reno documentados, lembram-nos que os legados da guerra ainda estão escondidos na terra e ainda podem representar um perigo no século XXI.

Nestes tempos difíceis, a caridade e a boa vizinhança de Colónia são necessárias. A administração municipal está muito ocupada para garantir que a segurança da área urbana permaneça garantida, ao mesmo tempo que os cidadãos afetados recebem o melhor atendimento possível. Ajude-nos mantendo-se informado sobre os desenvolvimentos e apoiando aqueles que são diretamente afetados.