Crise escolar em Colônia: a escola secundária de Neubrück permanece apesar da demanda direta!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Escola Kurt Tucholsky em Neubrück continua a ser uma escola secundária, enquanto o pedido para convertê-la em escola abrangente foi rejeitado.

Die Kurt-Tucholsky-Schule in Neubrück bleibt Hauptschule, während der Antrag auf Umwandlung in eine Gesamtschule abgelehnt wurde.
A Escola Kurt Tucholsky em Neubrück continua a ser uma escola secundária, enquanto o pedido para convertê-la em escola abrangente foi rejeitado.

Crise escolar em Colônia: a escola secundária de Neubrück permanece apesar da demanda direta!

Em Neubrück, a Escola Kurt Tucholsky decidiu continuar a funcionar como escola secundária depois de o pedido de conversão em escola abrangente ter sido rejeitado. Alto Diário da Cidade de Colônia A CDU e os Verdes votaram contra a conversão, enquanto o SPD, a Esquerda e o Volt defenderam a criação de 108 novas vagas escolares abrangentes no distrito de Kalk.

Os números falam por si: com 72 vagas disponíveis, apenas estavam inscritos 15 alunos, o que corresponde a uma taxa de ocupação inferior a 30 por cento. A situação não é apenas tensa em Neubrück, pois outras escolas secundárias de Colónia também enfrentam problemas semelhantes. A escola secundária de Alter Griechenmarkt, por exemplo, tem apenas 12 matrículas e a escola secundária de Ehrenfeld também tem apenas 15 matrículas. No total, existem 864 vagas no ensino secundário disponíveis em 12 escolas de Colónia, das quais 627 não são utilizadas, como mostram as estatísticas do site da cidade de Colónia. Educação Colônia.

Críticas à decisão

A decisão de não converter a Escola Kurt Tucholsky levantou algumas vozes críticas. Oliver Seeck, porta-voz da política escolar do SPD, expressou preocupação com o facto de muitas crianças na área da margem direita do Reno permanecerem sem acesso a vagas escolares abrangentes. Dado o risco iminente de encerramento se houver menos de 18 matrículas, o futuro da escola secundária é incerto.

Além disso, mais de 2.300 famílias em Brück e arredores recolheram assinaturas para o pedido de conversão. A associação de cidadãos de Neubrück também protestou e deixou claro que muitos esperavam a criação de uma escola abrangente. Os Verdes, por outro lado, sublinham que a escola secundária funciona como um pequeno quadro com necessidades especiais de apoio e desempenha um papel importante na comunidade.

Mudanças e melhorias planejadas

Na sua declaração, os Verdes também destacaram a acessibilidade da localização de Neubrück através de transportes públicos, que é considerada crítica. Eles querem rever a decisão de conversão novamente assim que as ligações de transporte melhorarem graças ao planeado assentamento do GAG em Brück. Isto poderia constituir uma base importante para considerações e decisões futuras.

Para o ano letivo 2025/26, as famílias já voltaram a atenção para opções noutras escolas antes do posterior processo de inscrição, que decorre de 17 a 28 de março de 2025. Para os alunos sem vaga escolar, estão abertas as portas para escolas secundárias, escolas secundárias e escolas secundárias com vagas gratuitas. Cidade de Colônia.

Resta saber até onde irá a paisagem escolar de Colônia. As discussões em curso sobre a utilização da capacidade e as necessidades do corpo discente são de grande importância para garantir o melhor futuro educacional possível para todas as crianças.