Grandes fechamentos ferroviários em 2026: os viajantes na Renânia terão que reagendar!
Em 2026, Mülheim enfrentará extensos canteiros de obras ferroviárias com vários fechamentos de rotas. Os leitores encontrarão informações atuais sobre mudanças de horário.

Grandes fechamentos ferroviários em 2026: os viajantes na Renânia terão que reagendar!
Os viajantes ferroviários na Renânia terão de se preparar para uma série de desafios no próximo ano. O ano de 2026 será marcado por numerosos encerramentos de rotas que se prolongarão por mais tempo. Alto Soester Anzeiger É iminente uma ofensiva abrangente de modernização por parte da Deutsche Bahn e do operador de infra-estruturas, que será acompanhada por ajustes de longo alcance no calendário.
Os primeiros encerramentos totais começarão já em janeiro de 2026. A rota entre Hürth-Kalscheuren e Gerolstein estará encerrada aos fins-de-semana até ao final de novembro, o que afeta as linhas RE 12, RE 22 e RB 24. Também são esperadas interrupções entre a estação principal de Aachen e a estação principal de Rheydt, bem como em várias outras rotas. Particularmente digno de nota é o encerramento entre a estação principal de Colônia-Mülheim e Hagen, que durará até julho de 2026 e afetará as linhas RE 7 e RB 48.
Interrupções comerciais na primavera e no verão
Também haverá restrições significativas na primavera. Entre a estação principal de Dalheim e Mönchengladbach, os viajantes devem esperar uma falha na linha RB 34 de 6 a 9 de março, enquanto em março a rota entre Euskirchen e Bad Münstereifel também será afetada, colocando a S 23 fora de serviço. Mesmo durante o verão haverá pouco relaxamento, pois a partir de 5 de junho a ligação entre Colônia Messe/Deutz e o Aeroporto de Colônia/Bonn estará fechada por vários dias.
A ferrovia também planeja tomar medidas de redução de custos nos meses de verão. Os viajantes entre Colônia e Düren/Aachen Hbf ficam sem as linhas RE 1, RE 9 e RB 38 do final de junho ao início de julho.
Novo horário a partir do final de 2025
Mas não são apenas os canteiros de obras que são um problema. A partir de 14 de dezembro de 2025, um novo horário da Deutsche Bahn entrará em vigor na Renânia do Norte-Vestfália Ruhr24 relatado. Isto prevê algumas melhorias: ligações mais diretas e novos comboios ICE que também viajarão para países vizinhos. Um destaque adicional são as viagens noturnas do ICE para Bruxelas e Frankfurt. Conexões diretas para o Aeroporto de Bruxelas e Antuérpia também serão adicionadas a partir do verão de 2026.
Além disso, alguns trens ICE estão planejados a partir de Münster e da região do Ruhr, que viajarão para Berna, Zurique, Chur e Brig. O novo ICE L com entrada sem degraus está disponível para viajantes que desejam viajar para Berlim ou Sylt. No entanto, embora algumas paragens sejam eliminadas na Vestfália Oriental, toda a situação é complicada pelas obras nos estados federais vizinhos.
Impactos muito além da Renânia do Norte-Vestfália
As obras e os encerramentos de estradas não terão efeitos apenas locais. No período de 6 de fevereiro a 10 de julho de 2026, a rota entre Colônia e Wuppertal estará quase totalmente fechada, o que permitirá apenas um tráfego mínimo de S-Bahn. Estes desvios e cancelamentos são apenas parte dos desafios que os viajantes podem continuar a enfrentar.
Em 2024, cerca de um em cada seis comboios da região terá parado devido a defeitos técnicos. Muitos viajantes terão de lidar com a possibilidade de ajustar os seus planos no próximo ano. Com todas estas mudanças, espera-se que os passageiros ferroviários acabem por beneficiar das medidas mais rigorosas.