Lukas Kwasniok assume o comando do 1. FC Köln: partida para o futuro!
Lukas Kwasniok será o novo treinador do 1. FC Köln na temporada 2025-26, a fim de estabelecer o clube na Bundesliga.

Lukas Kwasniok assume o comando do 1. FC Köln: partida para o futuro!
1. O FC Köln tem um novo homem no comando: Lukas Kwasniok liderará a sorte do clube como treinador principal a partir da temporada 2025/26. Kwasniok, que trabalhou recentemente no SC Paderborn, assinou contrato até 30 de junho de 2028 e é o sucessor de Friedhelm Funkel, que levou o Colônia de volta à Bundesliga na temporada passada. Como rheinische-anzeigenblaetter.de relata, Kwasniok é particularmente conhecido por seu estilo de jogo ofensivo e pelo desenvolvimento de jovens talentos.
O jogador de 43 anos tem um histórico impressionante. Nos últimos quatro anos em Paderborn, apesar dos recursos limitados, conseguiu estabelecer com sucesso a equipe na 2ª Bundesliga. Antes de ingressar no Paderborn, Kwasniok trabalhou no 1. FC Saarbrücken, onde chegou às semifinais da Copa DFB e à promoção à 2ª liga. O diretor administrativo Thomas Kessler vê Kwasniok como o treinador ideal para o futuro do FC e enfatiza suas habilidades de desenvolvimento de equipe. Kwasniok, que nasceu na Polónia, passou pelas camadas jovens do Karlsruher SC antes de uma lesão num joelho encerrar prematuramente a sua carreira de jogador.
Um impulso para o FC
A contratação de Kwasniok ocorre num momento em que a tendência para treinadores mais jovens na Bundesliga está em ascensão. Existem atualmente quatro treinadores com menos de 40 anos ativos na principal liga alemã, enquanto a idade média dos treinadores é de 45,9 anos. Kwasniok tem a oportunidade não só de estabilizar o FC, mas também de o estabelecer na Bundesliga a longo prazo, o que nem sempre é fácil no campeonato. Como sportschau.de explica, os formadores hoje têm de lutar com requisitos complexos, especialmente quando se trata de lidar com meios de comunicação e digitalização.
O próprio Kwasniok foi muito positivo em relação à sua nova função e vê o 1. FC Köln como uma grande oportunidade que gostaria de aproveitar. As expectativas são claras: estabilidade em campo e desenvolvimento sustentável do clube. O salário, que vale vários milhões de euros, e a taxa de transferência de sete dígitos refletem as ambições do clube. Os maiores detalhes da transferência ainda não foram divulgados por nenhum dos clubes, mas a expectativa para a temporada já é perceptível.
Kwasniok, que está de férias, será oficialmente apresentado como o novo treinador principal em entrevista coletiva no final de junho. O 1. FC Köln mostrou-se bom neste compromisso e agora quer dar os próximos passos para um futuro de sucesso.