FC Köln-Fans Demand: Pare a parada na expansão Geißbockheim!

FC Köln-Fans Demand: Pare a parada na expansão Geißbockheim!
Em 3 de julho de 2025, cerca de 200 fãs apaixonados do 1º FC Köln se reuniram em frente à prefeitura de Colônia para demonstrar a expansão do Geißbockheim e a construção de três novos campos de futebol no Gleueler Wiesee. Este protesto foi lançado pelo Conselho da Associação, a fim de chamar a atenção para os desenvolvimentos políticos em torno do Centro de Desempenho Planejado. A manifestação permaneceu pacífica, que também foi graças à presença de cerca de 30 policiais que estavam no local para monitorar a reunião, como [https://www.ksta.de/koeln/lindenthal/polener-roelner-roelner-fans-fans-geissbock-ausbau-107692) informou.Desde 2014, o FC Köln planeja a expansão de seu Geißbockheim para construir um centro de desempenho moderno. O Gleueler Wiese, onde os novos lugares devem ser criados, é uma das áreas que pertencem à cidade e são arrendadas pelo FC. Mas aqui há resistência: os conservacionistas e os verdes criticam o desenvolvimento. O Conselho da Cidade discutiu recentemente o tópico. A decisão da CDU é particularmente explosiva de retirar um pedido que deve garantir a proteção do Gleueler Wiese. O líder do grupo parlamentar da CDU, Bernd Petelkau, citou preocupações sobre a eficiência da administração da cidade como o motivo da inversão de marcha. Essas mudanças lançam uma luz sobre a interação confusa dos objetivos políticos e os interesses do FC.
Antecedentes e conflitos políticos
O protesto seguiu o difícil progresso nos últimos meses. O tópico foi tão explosivo que o grupo do Conselho Klima fez amigos e enviou uma solicitação para arrendar o Gleueler Wiese por 30 anos à organização de proteção ambiental Bund e proibir qualquer desenvolvimento. Isso se encontrou com amplo suporte da CDU e dos verdes, embora eles tivessem sinalizado anteriormente para apoiar o FC. Tais reviravoltas políticas levam a um sentimento de quebra de confiança, como o FC enfatiza urgentemente. A associação enfrenta uma pressão crescente, enquanto os atuadores políticos se ajustaram antes das eleições locais em 14 de setembro de 2025.
Na última reunião antes da eleição, também houve uma discussão violenta sobre os pedidos de proteção do Gleueler Wiese. O prefeito Henriette Reker deixou claro que a proteção do cinturão verde era uma prioridade, o que foi criticado pelo líder do grupo verde Christianne Martin Scharf. A questão surgiu na sala se a abordagem da CDU é apenas uma manobra tática. Uma avaliação legal também mostrou que tanto a rejeição quanto o consentimento dos pedidos representam riscos legais, o que torna a situação mais complicada.
O futuro do 1º FC Köln e da política municipal
Com um possível processo legal que esclarece a eficácia de um plano de desenvolvimento de 2020, o futuro do Geißbockheim e do Gleueler Wiese permanece incerto. O FC espera uma mudança política da eleição que possa trazer uma avaliação da situação. A atmosfera altamente emocional em torno do futebol e sua dimensão política, que também é visível no contexto de grandes eventos esportivos, também permanece presente. O esporte é mais do que apenas um jogo; Ele também é um jogo de poder que tem implicações sociais e políticas de longo alcance, como [bpb] (https://www.bpb.de/shop/zeitschratzen/izpb/sport-und-port-undpolitik-357/546762/buehneh---ni--ni-politik-357/54622/buehne-fuer-nie--ni-politiks.
A tensão em Colônia permanece alta. Os fãs ainda são convidados a apoiar seu clube, participando de protestos ou simplesmente usando a camisa do FC. Resta ver como as decisões políticas locais afetarão o cenário do futebol na cidade da Catedral.
Details | |
---|---|
Ort | Lindenthal, Deutschland |
Quellen |