Colônia sofre com a seca: é proibido tirar água dos riachos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Colônia espera uma mudança no clima: depois de uma desconfortável segunda-feira de Pentecostes com aguaceiros, as temperaturas de verão e a secura virão.

Köln erwartet Wetterwechsel: Nach ungemütlichem Pfingstmontag mit Schauern folgen sommerliche Temperaturen und Trockenheit.
Colônia espera uma mudança no clima: depois de uma desconfortável segunda-feira de Pentecostes com aguaceiros, as temperaturas de verão e a secura virão.

Colônia sofre com a seca: é proibido tirar água dos riachos!

Hoje, 9 de junho de 2025, o clima em Colônia está tudo menos convidativo. Segunda-feira de Pentecostes traz muitas nuvens e aguaceiros isolados. Embora haja muitas esperanças de uma mudança no clima na região, um olhar para o futuro mostra que, apesar do clima desagradável, as temperaturas de verão podem ser esperadas em breve. Haverá muito sol a partir de quarta-feira, com temperaturas subindo para 20 a 25 graus na Renânia do Norte-Vestfália, e até 30 graus em Colônia a partir de quinta-feira. No entanto, a umidade também pode trazer trovoadas.

Mas não é apenas o clima que é um problema em Colónia; a seca contínua também é motivo de preocupação. Apesar das chuvas recentes, a cidade enfrenta níveis extremamente baixos de água em muitos riachos. As águas do Königsforst e do Wahner Heide são particularmente afetadas. Alguns riachos, como o Selbach e o Flehbach, já secaram completamente. Para controlar os problemas ecológicos, a cidade de Colónia proibiu a retirada de água de todos os 24 cursos de água abertos, que se aplica até 31 de outubro de 2023 e pode ser prorrogada.

Escassez de água e desafios ecológicos

A situação já atingiu proporções alarmantes. De acordo com a cidade de Colónia, os níveis mais baixos da água estão a fazer com que o teor de oxigénio nas águas diminua e a temperatura da água aumente. Estes desenvolvimentos não só põem em perigo a flora e a fauna, mas também a capacidade de autolimpeza dos rios. O nível do Reno em Colônia está atualmente em 1,65 metros e pode cair para 1,70 metros até sexta-feira, o que é baixo, mas ainda não preocupante. Se a marca cair ainda mais e atingir 1,10 metros, poderá ser necessário tomar medidas para o tráfego marítimo.

As causas da seca em curso são complexas: no período de Fevereiro a Abril de 2025, a Alemanha viveu a fase mais seca desde 1931. O mês de Março, em particular, foi extremamente seco, com apenas 21 por cento da precipitação habitual. Maio também não trouxe a quantidade de chuva esperada, com apenas cerca de 68 por cento da precipitação normal. Existem diferenças regionais, sendo o Norte e o Nordeste particularmente afetados. Esta seca prolongada tem um impacto negativo na agricultura, pois leva à redução do crescimento das plantas e a baixos rendimentos.

Conscientização e dicas para economizar água

Os cidadãos são chamados a usar a água com cuidado. O Ministério Federal do Meio Ambiente e as autoridades locais recomendam métodos criativos de irrigação de jardins e medidas abrangentes para melhorar o abastecimento de água. Neste contexto, não há escassez aguda de água potável neste país, uma vez que 70 por cento dela provém de águas subterrâneas e de nascente. No entanto, os especialistas alertam que outra seca prolongada poderá comprometer a recarga das águas subterrâneas, o que poderá ter um impacto a longo prazo no abastecimento de água potável.

Nestes tempos de incerteza, enfrentamos dois desafios em Colónia: um aumento iminente da temperatura e a necessidade de utilizar os nossos recursos hídricos de forma sustentável. O tempo vai estragar-nos com picos de temperatura até ao fim de semana – mas será que o verão também nos permite mostrar de imediato a gravidade da situação?

Para mais informações sobre a situação climática em Colônia, dê uma olhada Diário da Cidade de Colônia e leia mais sobre os efeitos da seca em 24 Reno. Você também pode encontrar o tema da seca e suas consequências a longo prazo para a Alemanha em Agência Federal do Meio Ambiente.