Cologne-Kalk celebra Kunsthaus: a primeira academia de arte inclusiva da Alemanha!
Köln-Kalk abre a primeira academia de arte inclusiva da Alemanha no Kunsthaus Kalk. A fase de testes começa em setembro de 2025.

Cologne-Kalk celebra Kunsthaus: a primeira academia de arte inclusiva da Alemanha!
Grandes mudanças estão chegando em Colônia-Kalk. A primeira academia de arte inclusiva da Alemanha está sendo construída aqui, na Kunsthaus Kalk, localizada no antigo prédio administrativo da KHD, no complexo industrial Hallen Kalk. Revisão on-line informa que a casa de arte ocupa uma área de cerca de 2.000 metros quadrados e será construída em quatro andares. O objetivo da nova academia é reunir pessoas com talento artístico e apoiá-las independentemente das suas capacidades cognitivas.
A fase de testes de três anos começa em setembro de 2025, que será acompanhada por personalidades consagradas do cenário artístico. Jan Liesegang, professor de arquitetura, e Jutta Pöstges, diretora artística do KAT18, desempenham um papel central na gestão técnica do projeto. Artistas como Filip Mijo Livaja e Buket Isgören também estão muito interessados no conceito, que se caracteriza pela colaboração comunitária e energia criativa.
Uma abordagem única para a inclusão
A academia de arte inclusiva é particularmente importante: não quer apenas apoiar as pessoas com deficiência, mas também as que não têm. Isso mostra como é importante criar um espaço comum para todos. Os iniciadores estão convencidos de que as pessoas sem deficiência também podem beneficiar do encontro e do intercâmbio. A longo prazo, pretende-se que a academia se torne uma turma externa da renomada Academia de Arte de Düsseldorf, o que fortalecerá ainda mais a reputação do projeto.
O financiamento para esta abordagem inovadora vem da Fundação Cultural Federal, que apoia o projeto com 700.000 euros de 2025 a 2028. A cidade de Colônia também aderiu ao movimento e está expandindo ativamente novos espaços de estúdio. A Ministra da Cultura da Renânia do Norte-Vestfália, Ina Brandes, já garantiu o seu apoio contínuo, uma vez que o conceito é uma componente central do Plano de Acção para a Inclusão da Renânia do Norte-Vestfália.
Operação de teste e primeiros passos
Um total de quatro fases consecutivas ou “laboratórios” estão planejadas ao longo da fase de teste. O primeiro laboratório funcionará de setembro de 2025 a abril de 2026 e tem como objetivo conscientizar pessoas com e sem deficiência. A partir de abril de 2026, será oferecido um curso preliminar de artes plásticas para incentivar os interessados a se inscreverem tanto na academia inclusiva quanto em outras escolas de artes.
O desenvolvimento da academia não se estende apenas à profundidade da educação artística, mas também à amplitude. Uma variedade de workshops e escolas de arte de verão garantem que a academia ganhe vida e que todas as vozes sejam ouvidas. A colaboração é um elemento chave na criação deste espaço inovador para a criatividade.
Köln-Kalk mostra-nos de forma impressionante como a arte e a inclusão podem andar de mãos dadas. Continua a ser emocionante ver como o Kunsthaus Kalk se desenvolverá. Os responsáveis estão otimistas de que a academia não será apenas um refúgio para mentes criativas, mas também um exemplo para outros projetos inclusivos na Alemanha.