Colônia luta contra a enchente de lixo: cada vez mais lixo em nossa cidade!
Colônia está enfrentando problemas crescentes de lixo e lixo; Iniciativas lançadas para promover a limpeza e a eliminação de resíduos.

Colônia luta contra a enchente de lixo: cada vez mais lixo em nossa cidade!
Está fervendo em Colônia! Durante semanas, a cidade enfrentou um aumento por vezes alarmante de cantos sujos e lixões selvagens. Cada vez mais cidadãos estão irritados com os crescentes problemas de resíduos, que se devem sobretudo à flexibilização relacionada com o coronavírus. A porta-voz da Cologne Waste Management Company (AWB), Cordula Beckmann, explica: “O uso de espaços públicos aumentou significativamente nos últimos anos. Com a chamada ‘Mediterranização’, mais pessoas estão usando praças e espaços verdes de forma mais intensa, o que acaba levando a um aumento na quantidade de resíduos”.
Na verdade, a quantidade de resíduos em Colónia tem aumentado quase todos os anos. Segundo relatos, existem mais de 23.400 cestos de lixo na cidade, mas são subutilizados. Contrariamente à percepção popular, o AWB mostra que não existe um bairro especificamente sujo; Em vez disso, existem pontos de acesso por toda a cidade onde a limpeza deixa muito a desejar.
Fatos sobre o problema do lixo
- Die Zahl der gemeldeten illegalen Müllablagerungen ist im Jahr 2024 auf etwa 28.000 gestiegen.
- Kosten für die Entsorgung von wildem Müll belaufen sich auf über 14 Millionen Euro jährlich.
- Die Möglichkeit zur kostenlosen Entsorgung von größeren Abfällen wird durch zwei Wertstoff-Center und einen Abhol-Service gewährleistet.
Infelizmente, o respeito pela limpeza da cidade também está a diminuir. Bens domésticos não utilizados são deixados ilegalmente nas ruas com cada vez mais frequência. A AWB ressalta que o descarte simples é gratuito e descomplicado. A tendência das “caixas de presente” é vista de forma particularmente crítica, uma vez que os itens que não são recolhidos muitas vezes acabam como lixo ilegal.
No entanto, existem pontos positivos: no ano passado, os relatos de áreas com lixo aumentaram em 4.000 em comparação com o ano anterior, para 28.000. A popular campanha “Kölle putzmunter” também está a registar um aumento no número de participantes, e os grelhadores AWB, que distribuem sacos de lixo às pessoas que grelham nas áreas verdes, continuam a ser um sucesso.
Campanhas contra o lixo
A fim de tomar novas medidas contra o lixo na cidade, a cidade de Colônia está lançando cartazes e campanhas informativas em conjunto com o AWB. Sob o lema "Mais de 23 mil na sua cidade! Você vai conhecer o próximo?" os cidadãos devem ser incentivados a utilizar melhor os contentores de resíduos fornecidos. Muitas vezes, são equipados com cinzeiros e dispensadores de sacos de lixo para cães.
É interessante que as multas por eliminação inadequada de resíduos em Colónia podem ir até 150 euros. De acordo com um estudo recente da Agência Federal do Ambiente, 58% dos especialistas inquiridos relataram um aumento no lixo nos últimos cinco anos. Os resíduos plásticos e as embalagens descartáveis, que muitas vezes acabam em espaços públicos, são particularmente afetados.
A cidade de Colónia, que sabe planear nos bastidores, vê a sensibilização e a educação da população como um passo decisivo no combate ao problema dos resíduos. A equipe educativa da AWB atua em creches, escolas e universidades para conscientizar sobre o descarte adequado de resíduos e assim contribuir para uma cidade mais limpa.
Resta saber que medidas a cidade de Colónia tomará no futuro para controlar os desafios que envolvem os resíduos e o lixo. Uma coisa é certa: a questão diz respeito a todos nós. E com um pouco mais de atenção plena, juntos podemos criar uma cidade limpa da qual possamos nos orgulhar.
Para mais informações você pode ler os artigos de Expressar, Cidade de Colônia e Agência Federal do Meio Ambiente visita.