A Deutsche Bahn se defende: Não há cancelamento de dezenas de milhares de assentos!
A Deutsche Bahn está reagindo aos rumores sobre cortes de assentos no transporte de longa distância e planeja aumentar a capacidade até 2036.

A Deutsche Bahn se defende: Não há cancelamento de dezenas de milhares de assentos!
O transporte de longa distância da Deutsche Bahn está atualmente causando grande agitação, já que uma reportagem da revista "Spiegel" sobre uma suposta redução de dezenas de milhares de assentos causou muita agitação. No entanto, a Deutsche Bahn negou firmemente este relatório e afirmou que não tem planos de cortar 21.000 lugares nos comboios de longa distância. Em vez disso, pretendem aumentar o número de vagas disponíveis até 2036, como afirma o Kölner Stadt-Anzeiger ( ksta.de ) relatado.
O “Spiegel” menciona detalhadamente que o número de assentos no transporte de longa distância poderá diminuir dos atuais 265 mil para 244 mil. Os comboios intermunicipais seriam particularmente afectados, onde quase cada segundo dos 55.000 lugares seria perdido. Mas a Deutsche Bahn sublinha que a sua estratégia de frota não visa o desmantelamento, mas sim o rejuvenescimento e modernização dos comboios. De acordo com o plano atual, os trens antigos e propensos a falhas serão aposentados. Isto não só estabilizaria as operações, mas também aumentaria a capacidade global.
Trens intermunicipais e modelos ICE em foco
Os modelos mais antigos de comboios intermunicipais (IC), onde 23.000 dos 55.000 lugares estão em risco, estão particularmente em discussão. Ao mesmo tempo, nos trens ICE, como você pode ler na visão geral ( rnd.de ), até introduzir 2.000 assentos adicionais nos próximos anos e também utilizar os trens ICE existentes em rotas que atualmente são servidas por modelos intermunicipais. Esta estratégia faz parte de um plano mais amplo para estabilizar as operações e melhorar a oferta geral de serviços.
A ferrovia deixa claro que os números citados pelo “Spiegel” referem-se a comboios existentes, incluindo comboios mais antigos. Freqüentemente, eles não são mais usados regularmente. A ferrovia continua a reafirmar o seu compromisso com uma oferta de transporte em toda a Alemanha e não se retirará da área, o que deverá beneficiar muitos passageiros e viajantes.
Crítica pública e ceticismo
As reações massivas ao relatório “Spiegel” não demoraram a chegar. Isto foi expresso por críticos como Luigi Pantisano e o professor Volker Quaschning, que classificaram as propostas como irracionais. Quaschning chegou a falar em “desmantelar em vez de expandir”. O jornalista Serafin Reiber, do “Spiegel”, também manifestou dúvidas sobre o aumento da eficiência, até porque os números provêm de documentos internos da ferrovia.
Em resumo, parece que a Deutsche Bahn está a avançar para o futuro com um plano claro. No período de 2005 a 2023, houve um aumento constante no número de assentos no inventário da Deutsche Bahn AG, como mostra o Statista ( statista.com ). Com uma boa mão, a ferrovia tentará vencer os desafios do futuro e ao mesmo tempo aumentar a capacidade dos seus passageiros.}