Yamato em Colônia: Artistas de Taiko mostram o poder da energia humana!
A banda de taiko Yamato apresenta seu novo show no festival de verão de Colônia. Experimente uma bateria impressionante e energia humana!

Yamato em Colônia: Artistas de Taiko mostram o poder da energia humana!
A espera acabou! A banda japonesa de bateristas de taiko Yamato retorna à Filarmônica de Colônia após cinco anos e irá encantar o público com seu novo show “Hito No Chikara – The Power of Human Strength” a partir de 11 de julho. Esta apresentação espetacular faz parte do 34º Festival de Verão de Colônia, que oferece inúmeros destaques culturais, incluindo outros eventos emocionantes como “Berlin Berlin” e “Ballet Revolucion”, que acontece até 23 de julho. Os bilhetes para os espetáculos custam a partir de cerca de 60 euros disponíveis online.
Yamato construiu uma reputação fantástica com apresentações em 54 países e mais de oito milhões de telespectadores. E isso não acontece sem motivo! Masa Ogawa, fundadora e diretora artística do grupo, destaca a experiência única que só o som humano da bateria pode criar. Ao renunciar à IA e à tecnologia, o coração da sua música – a energia da performance ao vivo – permanece inalterado. “A energia humana não pode ser substituída por nada”, enfatiza Ogawa, que molda toda a filosofia da banda.
Força e resistência
Para chegar ao topo, a arte da bateria Taiko exige o mais alto nível de comprometimento. Os bateristas praticam até dez horas por dia, perdendo entre dois e três quilos por show enquanto alcançam frequências de pico impressionantes de até 500 batidas por minuto. Aliás, o dia dela começa cedo, às 6h, com uma corrida de até dez quilômetros, seguida de treino de força e ensaios intensivos. E os próprios integrantes também dominam os desafios logísticos, transportando 35 tambores - incluindo o impressionante Odaiko com 1,70 metros de diâmetro e 500 quilos - e esculpindo as baquetas que utilizam.
O público de Colônia pode esperar uma apresentação especial em que são utilizados cerca de 30 tambores e instrumentos musicais tradicionais japoneses. Durante esta apresentação convidada, a atmosfera especial da Filarmônica é apreciada pelos integrantes da banda. “Sempre nos sentimos bem-vindos aqui”, diz Ogawa, relembrando com nostalgia o início do grupo, que começou com apresentações de rua há 32 anos. Hoje, Yamato não é apenas uma banda, mas uma comunidade que defende as tradições culturais ao mesmo tempo que integra a cultura pop moderna. Quatro mulheres passam a fazer parte do conjunto, o que é visto como um grande trunfo. Nene Miula, 25 anos, que faz parte da banda há sete, destaca a importância da integração e do desenvolvimento pessoal dentro do grupo.
Uma celebração para os fãs do Japão
O entusiasmo pela música taiko está crescendo, especialmente entre a geração mais jovem no Japão, e também aqui em Colônia as apresentações de Yamato serão uma experiência que atrairá os espectadores diretamente para o coração da cultura japonesa. Em conjunto com o festival de verão, os fãs podem esperar uma programação diversificada. Além disso, eventos como os concertos Dreamlight, que apresentam música de anime, são muito populares.
A combinação entre tradição e modernidade torna as apresentações de Yamato algo muito especial. E assim o festival de verão de 28 de junho a 23 de julho não será apenas uma vitrine para a diversidade de apresentações culturais, mas também um lugar onde os sons do Japão ganham vida. Ótimo, certo? Aqui você pode vivenciar de perto as raízes da arte.
Há também a oportunidade para todos os aspirantes a bateristas ingressarem sem a necessidade de castings. Muitos ingressam no grupo inspirados em apresentações anteriores. Isso mostra o quão atraentes são a energia e a paixão de Yamato.
A banda está bem preparada para o retorno a Colônia. Não deixe de ficar por aqui e ver como Yamato agita o Philharmonic Hall!