Acidentes de ciclistas em Colônia: dois feridos após colisões!
Dois ciclistas sofreram ferimentos na cabeça em acidentes no centro da cidade em 4 de junho de 2025. A polícia está investigando.

Acidentes de ciclistas em Colônia: dois feridos após colisões!
Na quarta-feira, 4 de junho, ocorreram dois infelizes acidentes de bicicleta no centro de Colônia, que mais uma vez destacam os perigos do trânsito rodoviário para os ciclistas. De acordo com informações de rheinische-anzeigenblaetter.de Os incidentes aconteceram com apenas dez minutos de intervalo.
Às 17h10, um motorista de VW de 68 anos saiu da Friesenstrasse para a Steinfelder Gasse e não viu um ciclista de 34 anos que atravessava a rua. O ciclista caiu e sofreu ferimentos na cabeça e escoriações. Ele foi imediatamente transportado para uma clínica.
Apenas dez minutos depois, às 17h20, outro acidente ocorreu quando uma criança de nove anos deixou sua bola rolar descuidadamente para a estrada. Na tentativa de evitar a bola, uma ciclista de 59 anos perdeu o equilíbrio e também caiu. Ela sofreu uma laceração na nuca e também foi levada ao hospital. Em ambos os acidentes, a polícia obteve provas e entrevistou testemunhas. Atualmente não há evidências de mais ninguém envolvido.
Os perigos para os ciclistas
Estes acidentes evidenciam mais uma vez os riscos a que os ciclistas estão expostos todos os dias. Um estudo atual realizado pela pesquisa de acidentes de seguradoras (UDV) mostra que o número de acidentes graves com bicicletas em estradas rurais aumentou significativamente nos últimos anos. Em média, na Alemanha há quatro mortes e 58 feridos graves todas as semanas, o que corresponde a um aumento de quase 30 por cento em comparação com há dez anos. relatou a UDV.
A causa mais comum de acidentes são as colisões com automóveis, pelas quais os condutores são muitas vezes os principais culpados. No geral, 70,7% dos acidentes de bicicleta que resultam em ferimentos pessoais são colisões com veículos motorizados destaca o Tagesschau. Os ciclistas com 65 anos ou mais são particularmente vulneráveis, com uma proporção alarmante de idosos que sofreram acidentes ao andar de bicicletas elétricas.
Exigências por mais segurança
Tendo em conta estas estatísticas alarmantes, é evidente que são urgentemente necessárias melhorias no espaço de tráfego para os ciclistas. A UDV apela à criação de travessias seguras, à eliminação de obstruções visuais e limites de velocidade em cruzamentos problemáticos. Muitos acidentes ocorrem perto destes cruzamentos, onde muitas vezes não existem ciclovias adequadas.
A necessidade de infra-estruturas seguras não é apenas um desafio para os planeadores, mas também para a sociedade. Os orçamentos de limpeza devem ser aumentados para que os ciclistas – especialmente as crianças e os idosos – possam viajar com mais segurança.
Os recentes acidentes em Colónia são mais um sinal de alerta de que a questão da segurança rodoviária dos ciclistas deve estar no topo da agenda para que as tragédias possam ser evitadas tanto quanto possível.