Centro da cidade de Colônia: bandeiras brancas para sombra e refrescar-se!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

As bandeiras brancas no centro da cidade de Colônia pretendem servir como medida de resfriamento contra o calor do verão. O projeto é apoiado cientificamente.

Weiße Fahnen in Kölns Innenstadt sollen als kühlende Maßnahme gegen sommerliche Hitze dienen. Das Projekt wird wissenschaftlich begleitet.
As bandeiras brancas no centro da cidade de Colônia pretendem servir como medida de resfriamento contra o calor do verão. O projeto é apoiado cientificamente.

Centro da cidade de Colônia: bandeiras brancas para sombra e refrescar-se!

Desde hoje, bandeiras brancas estão hasteadas na Hohe Strasse, no centro de Colônia, que não são apenas atraentes, mas também têm uma utilidade prática. Essas bandeiras têm como objetivo proporcionar um resfriamento bem-vindo no calor do verão, lançando sombras. O projeto denominado “Laboratório Climático do Centro da Cidade de Colônia” é significativamente apoiado pela Universidade de Colônia e pelo Aachener Grund Vermögens. Além disso, o apoio científico de estudantes de geografia e meteorologia está a cuidar da avaliação desta campanha, que está a ser realizada pela primeira vez como medições contínuas e de alta resolução numa zona pedonal de uma grande cidade alemã.

A campanha foi iniciada pelo Cologne City Marketing e tem a vantagem de que a evolução da temperatura em áreas com e sem bandeiras é registada sistematicamente. Para o efeito, foram instaladas estações de medição especiais, cujos dados poderão servir de base para futuras medidas noutras ruas comerciais. A campanha da bandeira é financiada pela cidade de Colônia e por fundos federais. Isto mostra a importância de encontrar soluções criativas para o aumento das temperaturas e o desafio das alterações climáticas. Como relata ksta.de, a iniciativa é acompanhada por análises científicas intensivas para confirmar sua eficácia.

Cargas de calor na cidade

A questão da poluição térmica urbana não é nova. Estudos do Serviço Meteorológico Alemão mostram que o número de dias quentes em Colónia poderá aumentar dramaticamente até meados do século. De acordo com o modelo climático urbano Muklimo_3, pode-se esperar um aumento nos dias quentes de até 150 por cento quando se comparam os anos de 1971 a 2000 com as previsões para 2021 a 2050. Isto significa que as temperaturas podem subir acima dos 40 graus Celsius nos dias de verão. A necessidade de medidas eficazes de arrefecimento está em constante crescimento, o que torna projetos como o laboratório climático particularmente relevantes. Uma análise mostra que o aquecimento dominante é exacerbado pelas estruturas urbanas.

Mas como ocorre esta intensa urbanização e as altas temperaturas resultantes? O efeito ilha de calor urbano (ICU) contribui significativamente para as diferenças de temperatura entre áreas urbanas e rurais. Onde quer que a densidade das estruturas urbanas se acumule, as temperaturas registam um aumento de 3°C a 12°C, dependendo da localização geográfica. Isto não só tem impacto no bem-estar dos cidadãos, mas também nas condições climáticas gerais, como observa stadt-koeln.de.

Aquecimento global em foco

Além dos efeitos locais, investigadores de todo o mundo observam que as áreas urbanas representam apenas 4% da área terrestre global, mas a maioria das estações meteorológicas está localizada aí. Isto influencia o quadro das alterações climáticas, uma vez que as temperaturas nas cidades se mostram cada vez mais elevadas devido a factores de urbanização. Um estudo recente sugere que as ilhas de calor urbanas podem explicar até 40% do aumento da temperatura desde 1850. Os críticos alertam que este preconceito influencia a nossa percepção das alterações climáticas e das ações necessárias.

Em resumo, a iniciativa no centro de Colónia não só apresenta uma solução inovadora para o calor do verão, mas também se insere num contexto mais amplo em que a luta contra o aquecimento global e as ilhas de calor urbanas desempenham um papel central. Aqui fica claro como os projetos concebidos localmente podem enfrentar os desafios globais. As conclusões da campanha poderão em breve ser bem recebidas em outras cidades.

Para mais detalhes, encorajamos os nossos leitores a consultar os relatórios abrangentes em eike-klima-energie.eu e as análises mais recentes sobre as pegadas climáticas urbanas stadt-koeln.de. O futuro do centro da cidade de Colónia depende das decisões que tomamos hoje.