Colônia atrasada: novas regras para espaços no centro da cidade ainda estão pendentes!
Novas regras para eventos no centro da cidade de Colônia estão atrasadas. Conselho de cidadãos discute soluções para os moradores e para a cidade.

Colônia atrasada: novas regras para espaços no centro da cidade ainda estão pendentes!
A administração da cidade de Colónia enfrenta actualmente um dilema: as novas regras para eventos em praças populares do centro da cidade, como a Roncalliplatz ou a catedral, estão a chegar há muito tempo. Originalmente, uma assembleia de cidadãos deveria discutir os novos regulamentos após as férias de verão em 2024, mas como relatórios ksta.de, pouco progresso foi feito desde então. Muitos residentes e participantes do evento estão se perguntando o que acontecerá a seguir.
Atualmente não há decisões do conselho municipal que serão tomadas no início de 2025. A prefeita Henriette Reker está empenhada em redesenhar o espaço público da cidade e dar-lhe mais “espaço para respirar”. A declaração de missão planeada será crucial para regular o número e tipo de eventos nas praças centrais.
Desafios de planejamento
De acordo com o conceito de cidade, os interesses dos residentes, das empresas e do público em geral devem ser ponderados, o que exige um certo grau de disponibilidade para compromissos. Daniel Kölle, ex-chefe do departamento de eventos, explicou que o novo conceito responde à questão muito legítima de que tipo de eventos Colônia realmente deseja.
O conceito de alocação de eventos regula o número de dias de eventos. Até 2028, estão previstos 63 dias para o mercado de feno e mais 44 dias para montagem e desmontagem. De acordo com o decreto sobre ruído de lazer da NRW, apenas 18 destes dias podem ser considerados “eventos raros” em que a poluição sonora pode ser maior, o que é certamente uma preocupação importante para os residentes. Um cidadão de Heumarkt já se mobilizou veementemente contra o barulho.
Conselhos de cidadãos como nova forma de diálogo
Para envolver mais estreitamente os cidadãos no planeamento, a cidade conta com conselhos de cidadãos. Essas reuniões consistem em membros selecionados aleatoriamente que discutem questões em conjunto e desenvolvem propostas de soluções. A primeira assembleia de cidadãos em Colônia trata do tema “Móvel em um bairro habitável”. Entre outras coisas, procuramos formas de reduzir significativamente o trânsito em determinadas partes da cidade e regular o tipo de transporte. Esta nova forma de diálogo pretende ajudar a trazer as opiniões dos cidadãos diretamente para o trabalho político, como explica meinungfuer.koeln.
A cidade de Colônia tem muito a ver com a atual fase de concepção e com as decisões pendentes. Muitos eventos permanecem ou caem com as novas exigências - uma área que é de grande importância para a qualidade de vida em Colônia. Resta saber se a cidade conseguirá superar os desafios e levar a sério as preocupações dos residentes. No entanto, uma coisa é clara: é altura de a cidade definir um rumo claro para tornar os espaços públicos habitáveis para todos os residentes e visitantes de Colónia. Afinal, não existem apenas quadrados vazios a serem conquistados, mas também uma cidade animada.