Colônia com medo: a maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Colónia, mais de 20 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas devido ao desarmamento das bombas da Segunda Guerra Mundial. A evacuação começa em 4 de junho de 2025.

In Köln müssen über 20.000 Menschen wegen der Entschärfung von Weltkriegsbomben ihre Wohnungen verlassen. Evakuierung startet am 4. Juni 2025.
Em Colónia, mais de 20 mil pessoas tiveram de abandonar as suas casas devido ao desarmamento das bombas da Segunda Guerra Mundial. A evacuação começa em 4 de junho de 2025.

Colônia com medo: a maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial!

Há muito o que discutir hoje em Colônia, já que a maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial é iminente. Mais de 20.000 pessoas têm de abandonar as suas casas porque três bombas da Segunda Guerra Mundial, descobertas durante os trabalhos de construção em Deutz, têm de ser desactivadas. Estas “surpresas” da Idade da Pedra não são uma questão trivial e, como resultado, a vida pública no centro da cidade é gravemente afetada. Como relata a [Deutschlandfunk](https://www.deutschlandfunk.de/entschaerfung-von-weltkriegs-bomben-weit-teile-der-innenstadt- Werden-evakuiert-100.html), hotéis, museus, três pontes do Reno e até o edifício da RTL também foram afetados. No entanto, a Catedral de Colônia e a principal estação ferroviária permanecem intocadas pela área de evacuação.

Uma parte espetacular desta medida é a Ponte Hohenzollern, que é conhecida por ser a ponte ferroviária mais movimentada da Alemanha e ao mesmo tempo garante o acesso à principal estação ferroviária. O primeiro sino de evacuação começa às 8h. Serão colocados bloqueios nas estradas para residentes e transeuntes, e quem não sair da área de evacuação a tempo enfrentará despejo forçado pela polícia. De acordo com o WDR, o momento exato da desativação da bomba e, portanto, do retorno à normalidade ainda é incerto.

Preparando-se para a evacuação

A cidade já tomou precauções para ajudar os cidadãos afetados. Os pontos de contato para os evacuados são o salão de exposições 10.1, na margem direita do Reno, e a escola profissionalizante Humboldtstraße, na margem esquerda do Reno. Infelizmente, não são permitidos animais de estimação. Para quem precisar de informações, existe uma linha direta ao cidadão que pode ser contatada pelo telefone 0221/221-0 ou 115 – idealmente das 7h às 18h.

A Deutsche Bahn preparou-se para enfrentar restrições significativas no transporte local e de longa distância. A partir das 8h, os trens entre Düsseldorf e Frankfurt não pararão mais em Colônia/Messe Deutz Tief, e alguns trens ICE serão cancelados completamente. A empresa de transportes de Colónia (KVB) também alerta para enormes perturbações no tráfego urbano, uma vez que muitas linhas de autocarros e metropolitanos ligeiros são afetadas. Por isso aconselham evitar o centro da cidade nesta quarta-feira.

Como isso aconteceu

Como um lembrete: uma bomba de quinhentos pesos foi descoberta em Colônia em 26 de maio de 2025. Ela foi desativada com um esforço considerável depois que um veículo pesado sobre esteiras passou por cima dela. Cerca de 5.200 pessoas também tiveram que ser evacuadas naquele momento. O serviço de eliminação de material bélico explosivo da Renânia foi imediatamente mobilizado para evitar o perigo. A bomba foi desativada com sucesso durante a noite, conforme relatado por t-online.de. As forças de segurança também são acionadas esta quarta-feira; Cerca de 90 serviços de emergência do escritório de ordem pública estarão de plantão.

O que resta é a esperança de que esta medida não só seja bem-sucedida, mas também garanta em breve a paz e a normalidade em Colónia. Até lá, seja paciente e fique de olho nas novidades!