Disputa pela feira de Natal na catedral: Disputa pela premiação desperta entusiasmo!
Mercado de Natal na Catedral de Colônia: disputa sobre o processo de aquisição 2026-2030, instalação de árvores e início do mercado em 17 de novembro de 2025.

Disputa pela feira de Natal na catedral: Disputa pela premiação desperta entusiasmo!
Há movimento nos preparativos para o mercado de Natal na Catedral de Colônia. A construção já dura vários dias e na quinta-feira uma magnífica árvore de Natal de 25 metros de altura foi instalada na Roncalliplatz. O popular mercado de Natal “Mercado dos Corações” começa no dia 17 de novembro e atrai cerca de quatro milhões de visitantes todos os anos. Isto o torna não apenas um evento festivo, mas também uma importante figura de proa para a cidade de Colônia. Mas o que acontecerá com o futuro do mercado?
Há um desconforto no ar: enquanto os preparativos para a próxima temporada estão a todo vapor, o rumo para os anos de 2026 a 2030 está em perigo. A cidade cancelou a ronda de concursos para o futuro rumo do mercado de Natal, o que gerou confusão e críticas. [Rundschau Online]. Isso não é totalmente fácil, pois a KW recebeu a classificação mais alta no processo seletivo anterior, mas não conseguiu o contrato.
As disputas legais
Em agosto, a prefeitura informou a todos os candidatos sobre o novo anúncio. Um total de seis empresas solicitaram a concessão. No entanto, houve problemas antecipados porque o órgão de ordem pública admitiu erros na licitação. Os críticos suspeitam que as razões para o cancelamento do concurso foram deliberadamente procuradas para dar uma nova oportunidade aos licitantes vencidos. A diretora administrativa da KW, Monika Flocke, expressou preocupação com a confidencialidade do conceito do evento, o que alimenta ainda mais o debate.
O governo distrital confirmou a recepção da queixa de KW, mas a conclusão do processo permanece incerta. Se surgir um litígio legal, uma decisão judicial final só poderá ser tomada depois do Natal de 2026. Apesar destas incertezas, estão em curso trabalhos para garantir que o mercado de Natal possa realizar-se no próximo ano. A cidade deixa em aberto se será possível a transferência para a operadora anterior.
A vista além de Colônia
Em Colônia, o mercado de Natal é uma atração popular, mas os mercados de Natal também estão prosperando em outras cidades da Alemanha e atendem a um público diversificado. Em Munique, por exemplo, o histórico mercado de Natal na Marienplatz acontece a partir de 24 de novembro e atrai inúmeros visitantes com seu charme tradicional. Esses mercados oferecem uma ampla variedade de atrações, desde barracas de artesanato até destaques culinários. Isto mostra a importância dos mercados de Natal para a cultura e a economia da cidade, não só em Colónia, mas também para além das suas fronteiras.
A cidade de Colónia procura atualmente um novo concessionário para o mercado de Natal na Roncalliplatz, que será responsável pelo período de 2026 a 2030. O concessionário suporta tanto os custos como o risco económico. A área destinada ao mercado tem impressionantes 4.700 m² e inclui diversos serviços no âmbito da organização de eventos, como pode ser verificado nas condições da premiação. Embora numerosos requisitos estejam listados no concurso, resta saber quem acabará por receber a cobiçada concessão e quais as condições gerais que se aplicarão.
É importante que o mercado de Natal continue a desempenhar um papel importante na cidade catedral. A decisão final sobre o novo concurso ainda está pendente e a cidade deixou claro aos candidatos que o mesmo ainda se encontra em fase de planeamento. O que acontece a seguir continua emocionante.