Esperam-se grandes engarrafamentos: A4 entre Düren e Colônia fechada para balanças de caminhões!
Uma balança de caminhões será instalada na A4 perto de Düren de 18 a 21 de julho, resultando em fechamentos e desvios.

Esperam-se grandes engarrafamentos: A4 entre Düren e Colônia fechada para balanças de caminhões!
As ruas ao redor de Colônia estão enfrentando uma mudança importante. A partir de sexta-feira, 18 de julho, às 22h. a segunda-feira, 21 de julho, às 5h, a A4 em direção a Colônia estará fechada. Esta medida afecta o troço entre Langerwehe e Düren, uma vez que aí será instalada a primeira balança automática de camiões da Renânia do Norte-Vestefália. A instalação faz parte de um projecto-piloto destinado a aumentar a segurança e a protecção ambiental no tráfego de mercadorias pesadas, como WDR relatado.
A instalação das balanças marca um passo há muito esperado em direção a um melhor controle do tráfego. Os camiões sobrecarregados deverão ser detectados e controlados de forma mais eficiente no futuro. De acordo com informações de Autobahn.de, o ponto de controlo de peso na área de descanso Rur-Scholle-Süd deverá entrar em funcionamento na primavera de 2026. Esta localização, estrategicamente escolhida entre Aachen e Colónia, destina-se a regular melhor o tráfego de mercadorias pesadas dos importantes portos de Antuérpia e Roterdão.
Desvios e perigo de engarrafamentos
Espera-se que o fechamento resulte em desvios congestionados. Os veículos de longa distância podem pegar a A44 e a A61 a partir do entroncamento de Aachen, mas isso significa um desvio de cerca de 20 quilômetros. Os problemas são particularmente previsíveis no triângulo de Jackerath e no cruzamento de Kerpen, uma vez que muitos utentes da estrada utilizarão estas rotas. Os responsáveis alertam que é preciso paciência, pois certamente não serão evitados engarrafamentos nas vias de desvio.
Os postos de controle de peso planejados serão operados pela Autobahn GmbH em cooperação com o Escritório Federal de Logística e Mobilidade (BALM). O acordo de cooperação foi assinado em maio de 2023 e visa estabelecer um total de 16 cargos desse tipo em todo o país. Estes novos controlos destinam-se não só a retirar atempadamente do trânsito os veículos sobrecarregados, mas também a proteger a infra-estrutura rodoviária e a contribuir para a protecção do ambiente, como a Revisão de tráfego explicou.
Como funcionam as novas escalas
O peso é medido por meio de faixas de medição embutidas na estrada, que registram o peso dos caminhões durante a condução. Caso seja detectada sobrecarga, os veículos são encaminhados para a área de descanso Rur-Scholle-Süd, onde são pesados em uma pista especial com balança instalada permanentemente. Dependendo do resultado, os veículos deverão ser descarregados ou recarregados, e será instaurado processo de contra-ordenação caso o peso ultrapasse os limites permitidos. Desta forma, a proteção sustentável do tráfego pode ser garantida.
O anúncio destas medidas suscitou um interesse generalizado, pois promete uma melhoria significativa na forma como o tráfego de mercadorias pesadas é tratado na região. Os responsáveis estão optimistas de que estes postos de controlo de peso não só aumentarão a segurança rodoviária, mas também ajudarão a reduzir sobrecargas prejudiciais ao ambiente e aliviarão o tráfego aéreo na área de Colónia.