Renovação no Cinturão Mauenheimer: ciclovias seguras para bugigangas à vista!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A renovação da faixa de conversão no Cinturão Mauenheimer em Colônia-Nippes a partir de 2027 garantirá mais segurança no ciclismo e novas faixas.

Umbau der Wendespur am Mauenheimer Gürtel in Köln-Nippes ab 2027 sorgt für mehr Sicherheit im Radverkehr und neue Fahrspuren.
A renovação da faixa de conversão no Cinturão Mauenheimer em Colônia-Nippes a partir de 2027 garantirá mais segurança no ciclismo e novas faixas.

Renovação no Cinturão Mauenheimer: ciclovias seguras para bugigangas à vista!

A cidade de Colônia dá o sinal de partida para a reconstrução da faixa de conversão no Mauenheimer Belt em Nippes. Em março de 2023, a decisão foi tomada por unanimidade no conselho distrital de Nippes por iniciativa do SPD e os preparativos estão agora a todo vapor. O objetivo da reforma é aumentar a segurança do ciclismo e melhorar o roteamento do tráfego. Diário da Cidade de Colônia relata que a reforma começa pouco antes do cruzamento com a Merheimer Straße e cria uma separação das faixas para tráfego em linha reta e veículos em conversão. A situação existente em que não há faixas marcadas é, portanto, deixada para trás.

A faixa de conversão também será alargada para acomodar as curvas de reboque dos caminhões, aumentando a segurança de todos os usuários da via. No entanto, cerca de 15 vagas de estacionamento gratuitas na beira da estrada terão que ser abertas. No geral, os custos de renovação estão calculados em cerca de 29.280 euros e a conclusão está prevista para 2027. De referir que, desde o outono de 2022, a faixa de conversão tem sido a única forma de contornar este troço da cintura, uma vez que o circuito da ponte no final da Kempener Straße só é acessível a ciclistas, serviços de autocarros e veículos de emergência.

Ciclismo em foco

Além da conversão da faixa de conversão, existem também outras medidas para melhorar o tráfego de bicicletas em Colónia. A faixa de conversão à direita para veículos do Mauenheimer Belt será convertida em Kempener Straße para criar espaço para ciclistas. As obras necessárias terão início em 17 de julho de 2023 e deverão durar três semanas, conforme explicou a cidade de Colônia em um comunicado de imprensa (Cidade de Colônia). Isto significa que o tráfego de veículos mudará diretamente da faixa em frente para a Kempener Straße.

A nova ciclovia deverá ser protegida por bordas adesivas e melhorar significativamente a ligação às ciclovias. Uma ciclovia de mão dupla existente é atualmente demasiado estreita para o crescente número de ciclistas. Nos últimos anos, Colônia tornou-se conhecida por tomar iniciativas para promover o ciclismo. Segundo a Wikipedia, o ciclismo na cidade foi responsável por 25% da divisão modal nos últimos anos e está em um caminho de crescimento contínuo (Wikipedia).

Através das conversões e renovações, a cidade quer garantir que os ciclistas possam circular pela cidade com mais segurança e conforto. Estão agora também a ser abordadas medidas individuais para melhorar as ciclovias a curto prazo, como o alargamento do caminho pedonal e da ciclovia em frente à Câmara Municipal do distrito de Nippes.

Estes desenvolvimentos fazem parte de um conceito abrangente de ciclismo que visa reduzir em um terço o tráfego automóvel em Colónia até 2025. Apesar dos objetivos de longo prazo, a implementação foi repetidamente criticada no passado. Mas os passos recentes mostram que a cidade está no caminho certo para transformar Colónia numa cidade mais amiga dos ciclistas.