Estação Central de Colônia: Dez dias de caos – os trens foram cancelados!
Saiba tudo sobre os próximos fechamentos da Estação Central de Colônia para instalar a nova caixa de sinalização em Ehrenfeld.

Estação Central de Colônia: Dez dias de caos – os trens foram cancelados!
Grandes mudanças estão chegando à Estação Central de Colônia. De 14 a 24 de novembro de 2025, a estação estará quase totalmente fechada, e há motivos para isso: a Deutsche Bahn colocará em operação uma nova e moderna caixa de sinalização no dia 24 de novembro. Esta medida faz parte de um abrangente programa de investimento através do qual cerca de 360 milhões de euros serão canalizados para as duas novas caixas de sinalização do nó de Colónia. [Imagem] informa que as primeiras etapas de construção foram concluídas em 2021 e agora é hora de modernizar de forma abrangente toda a tecnologia.
Mas o que exatamente está por vir? Haverá grandes mudanças de horário durante os dez dias de fechamento. Muitos trens ICE não partirão normalmente durante este período, mas pararão em Colônia-Ehrenfeld ou na estação ferroviária Messe/Deutz. Alguns trens são até completamente cancelados. São esperadas restrições massivas no transporte regional, mas as linhas S-Bahn e a RB 25 serão apenas ligeiramente afetadas.
Detalhes técnicos e tutorial
Os trabalhos de comissionamento terão início no dia 13 de novembro, com a tecnologia sendo testada a partir de 14 de novembro. A nova caixa de sinalização controlará cerca de 1.300 trens regionais e de longa distância todos os dias. Serão utilizados 176 novos sinais e 208 quilômetros de cabo, além de serem instaladas onze novas pontes de sinalização. A [Deutsche Bahn] atribui grande importância ao treinamento de controladores de tráfego em um sistema de simulação. As novas tecnologias pretendem melhorar o desempenho geral da estação e levar a experiência do usuário a um novo nível.
Porém, a obra também traz consigo alguns inconvenientes. O ruído é inevitável durante os trabalhos e os viajantes devem estar preparados para desvios e cancelamentos parciais em diversos trens regionais. O serviço de substituição ferroviária será implementado principalmente em noites individuais, a fim de manter as perturbações tão baixas quanto possível. No entanto, a Deutsche Bahn promete mobilizar pessoal de serviço adicional para fornecer aos viajantes o melhor apoio possível.
Alguns números sobre Colônia
As estações ferroviárias de Colônia são um importante ponto de contato para cerca de 20 milhões de pessoas todos os dias. Infelizmente, no passado muitas vezes não conseguiam satisfazer as necessidades dos viajantes. As condições de muitas estações ferroviárias foram consideradas insatisfatórias devido a anos de investimento insuficiente. Assim, foi criada a imagem alvo “Estação Futura”, que visa desenvolver de forma coordenada as diversas áreas da estação (plataforma, edifício de recepção, pátio). [DB Infrastructure] assumiu como missão resolver os problemas e projetar as estações para que melhor atendam às necessidades dos viajantes.
As alterações completas nos horários serão publicadas no site da Deutsche Bahn aproximadamente duas semanas antes do início da construção, e as informações também serão fornecidas nas plataformas. Os viajantes devem informar-se atempadamente sobre as alterações e consultar as plataformas da Deutsche Bahn caso tenham alguma dúvida.
As próximas semanas serão desafiadoras, mas também inovadoras para a Estação Central de Colônia. Com a modernização planeada, a Deutsche Bahn persegue um objetivo claro: melhorar o desempenho e deixar mais pessoas entusiasmadas com o transporte ferroviário.