Horror térmico em Colônia: é assim que os passageiros sofrem nos trens KVB!
O KVB de Colônia fornece informações sobre sistemas ferroviários leves com ar condicionado e desafios no calor. Dados e processos atuais para melhores viagens.

Horror térmico em Colônia: é assim que os passageiros sofrem nos trens KVB!
Hoje, 1º de julho de 2025, fará muito calor novamente em Colônia! A Cologne Transport Company (KVB) publicou recentemente uma lista de quais veículos leves sobre trilhos estão equipados com ar condicionado. No entanto, muitos passageiros dos transportes urbanos experimentam frequentemente uma viagem desagradável quando as temperaturas exteriores estão acima dos 25 graus. As pistas das séries 2200 e 2300, em particular, não só não têm brisa fresca, mas também são conhecidas por suas temperaturas quentes e pelas experiências associadas de “pista de sauna”. A KVB também menciona cheiros desagradáveis e assentos pegajosos como problemas comuns em climas quentes mobil.express.de.
Você sabia que o KVB tem um total de 299 ônibus em uso e 225 deles são climatizados? Isso corresponde a cerca de 75 por cento. Mas também pode ficar desconfortavelmente quente nos autocarros quando a temperatura exterior é elevada, uma vez que os sistemas de ar condicionado são afectados pela abertura regular das portas. Em média, as portas abrem a cada dois minutos e deixam entrar o calor, o que dificulta ainda mais o resfriamento blog.kvb-koeln.de.
Quais trens têm ar condicionado?
As equipas de serviço KVB equiparam as séries 2400, K4500, 5100, 5200 e 5300, ou seja, cerca de 47 por cento dos veículos ligeiros sobre trilhos, com ar condicionado, mas isso não é suficiente para reduzir eficazmente as temperaturas. Via de regra, os trilhos só conseguem reduzir a temperatura interna em três a seis graus. O elevado número de visitantes, causado pelas inúmeras paradas, também causa problemas nos sistemas de ar condicionado mobil.express.de.
- Bahnen mit Klimaanlage:
- Serie 2400
- Serie K4500
- Serie 5100
- Serie 5200
- Serie 5300
- Bahnen ohne Klimaanlage:
- Serie 2200
- Serie 2300
- Serie K4000
A KVB planeja substituir as antigas séries 2200 e 2300 por novos modelos com ar condicionado nos próximos cinco a dez anos. No entanto, a modernização dos sistemas de ar condicionado nestes trens mais antigos não é possível por razões estruturais – outro ponto que deve fazer os passageiros hesitarem blog.kvb-koeln.de.
Pandemia de calor: o que fazer em temperaturas extremas?
O clamor dos passageiros é inconfundível nas redes sociais: por que o ar condicionado não está ligado? Na verdade, os sistemas de ar condicionado dos veículos operacionais são acionados quando estão presentes. Nos modelos mais antigos, os passageiros só têm de abrir as janelas, o que não ajuda muito numa cidade como Colónia, onde o ar fresco é muitas vezes escasso devido à falta de espaços verdes. Acrescente a isso a mistura de ar quente com as tentativas de resfriamento dos sistemas de ar condicionado, e a viagem rapidamente se torna um teste de resistência suado para todos os envolvidos blog.rnv-online.de.
A KVB já deu passos importantes nos últimos anos para melhorar a experiência dos seus passageiros. Os veículos leves sobre trilhos da série 2400 foram totalmente reformados e equipados com modernos sistemas de ar condicionado. As ferrovias de piso alto da série 5300 também utilizam um sistema de recirculação que economiza energia. Mas dada a situação meteorológica atual, ainda há muito espaço para melhorias, uma vez que os sistemas de ar condicionado também estão fortemente sobrecarregados pela abertura frequente das portas e pelo calor emitido pelos passageiros blog.kvb-koeln.de.
O KVB enfrenta, portanto, o desafio de manter os passageiros satisfeitos mesmo quando as temperaturas estão abaixo de zero no inverno e temperaturas tropicais no verão. Em última análise, todos querem um local fresco no caminho para o trabalho ou para atividades de lazer - e não apenas num carro com ar condicionado, mas também nos comboios e autocarros que transportam dezenas de milhares de residentes de Colónia todos os dias.