Colônia está em expansão: novas vagas escolares para 120 crianças até 2027!
Começa a construção da extensão da KGS Gutnickstrasse em Colônia-Roggendorf/Thenhoven; 120 novas vagas escolares planejadas até 2027.

Colônia está em expansão: novas vagas escolares para 120 crianças até 2027!
Algo está acontecendo em Colônia-Roggendorf/Thenhoven! A construção da ampliação da Escola Primária Católica Gutnickstrasse foi oficialmente iniciada. Até 2027, haverá 120 vagas escolares adicionais aqui. Esta medida faz parte de um plano mais amplo para resolver a contínua escassez de vagas escolares na cidade. Já durante a primeira fase de construção, serão criadas novas salas funcionais, um auditório e melhores oportunidades para atividades desportivas. As obras de engenharia civil estão em pleno andamento e a construção dos edifícios terá início em breve. O novo edifício é acessível através da Fortuinweg e da Gutnickstrasse e utiliza o terreno escolar existente juntamente com a área da antiga creche Gutnickstrasse, conforme relata [property-magazine.de](https://www.property-magazine.de/koeln-startet- Extension-der-kgs-gutnickstrasse-144767.html).
O ginásio existente permanecerá intacto, enquanto será criada uma área adicional de auditório multifuncional, que irá valorizar ainda mais a escola. Esta é uma solução bem-vinda porque o edifício de contentores da Fortuinweg, que será construído em 2024, serve como uma solução temporária para acomodar classes adicionais até que as novas instalações sejam concluídas. É assim que o problema do espaço é resolvido passo a passo.
Força-Tarefa de Construção Escolar cria soluções
A fim de melhorar de forma mais eficaz a situação das vagas escolares em Colónia, o “Grupo de Trabalho para a Construção de Escolas” foi lançado pela Presidente da Câmara Henriette Reker em Maio de 2022. Liderado pelos representantes do planeamento, construção e educação, o grupo de trabalho visa criar vagas escolares urgentemente necessárias a curto prazo. Como relata stadt-koeln.de, cerca de 1.200 vagas escolares foram criadas em turmas de nível inicial desde que foi fundada, e a meta é fornecer um total de mais de 9.200 novas vagas escolares até 2030.
Até agora, a força-tarefa tem se concentrado em locais de ensino médio para poder disponibilizar salas adicionais para o ano letivo de 2023/24. Isto reflecte-se na reconversão de lugares de estacionamento e na implementação de ampliações em diversas escolas. Ao mesmo tempo, o foco também está nas escolas primárias, a fim de reduzir atrasos e expandir capacidades. Novas salas já foram colocadas em funcionamento em algumas escolas primárias, incluindo Fortuinweg e Schulstraße 23 em Porz Eil.
Uma olhada em toda a oferta escolar
Apesar do progresso encorajador, o desafio continua grande. Como observa ksta.de, o número de matrículas de alunos nas escolas secundárias permaneceu alto, o que leva à escassez de vagas escolares. No ano passado, 705 alunos do quarto ano tiveram de mudar para escolas abrangentes porque as escolas preferidas não podiam oferecer vaga. Já foram tomadas medidas para 2023 para fornecer contentores para salas adicionais em quatro escolas secundárias e para iniciar a criação de três novas escolas abrangentes e duas escolas secundárias, que também criarão 570 novas vagas escolares.
Para a cidade de Colónia, é crucial que não só sejam encontradas soluções a curto prazo, mas também que sejam construídas estruturas mais estáveis a longo prazo. Os planos para construir um total de 40 novas escolas até 2030 mostram que os responsáveis têm uma boa mão no combate à escassez de vagas escolares a longo prazo. Estamos entusiasmados em ver como a situação evolui e satisfeitos com o progresso na política de construção de escolas!