Processo Weinstein em NY: A decisão é tomada hoje após seis semanas!

Processo Weinstein em NY: A decisão é tomada hoje após seis semanas!
Köln, Deutschland - O julgamento criminal contra Harvey Weinstein em Nova York está prestes a se formar. Após seis longas semanas cheias de testemunhos dramáticos e reviravoltas emocionantes, começam as placas finais da acusação e da defesa. Insiders relatam que o caso ainda pode ser entregue ao júri hoje. Weinstein, 73 anos, enfrenta sérias alegações: entre 2006 e 2013, diz-se que ele abusou sexualmente três mulheres, que ele negou veementemente e defendeu inocente. Seu objetivo no procedimento atual é claro: ele quer recuperar sua boa reputação e escapar da sombra de alegações sérias.
Mas como surgiram essas acusações? O escândalo em torno de Weinstein foi o gatilho do movimento #MeToo global, lançado em Hollywood em 2017. Rose McGowan, que acusou um influente produtor de cinema - Weinstein - em 2016, foi uma das primeiras vozes que fizeram o rolamento de pedra. Ele abriu a porta para várias outras mulheres, incluindo nomes proeminentes como Angelina Jolie e Gwyneth Paltrow, que tiveram experiências semelhantes com Weinstein, como o [Zeit] (https://www.zeit.de/2025/22/metoo-harvey-weinstein-film-raffilm.
A acusação e a defesa
O promotor público pede uma nova condenação contra Weinstein e argumenta que havia explorado descaradamente seu poder na indústria cinematográfica. No decorrer das negociações, os demandantes, incluindo Mimi Haleyi, Jessica Mann e Kaja Sokola, descreveram impressionantemente como eles entraram em contato com Weinstein e se tornaram vítimas de seus ataques. De acordo com a acusação, ele usou sua posição para manipular e assediar as mulheres enquanto a defesa era que as mulheres o haviam seduzido para ganhar vantagens.
Para Weinstein, este não é o primeiro processo: já em 2020, ele era culpado de outro procedimento e condenado a 23 anos de prisão. Mas o veredicto foi cancelado na primavera de 2023, e isso o trouxe de volta à doca. Apesar da possibilidade de uma absolvição em Nova York, Weinstein permanece sob custódia porque foi condenado a 16 anos na Califórnia em 2023.
efeitos sociais
As alegações contra Weinstein não apenas sacudem sua vida, mas toda a indústria cinematográfica. Uma pesquisa recentemente realizada da organização "Women in Film" mostra que, apesar do progresso que foi alcançado desde o movimento #MeToo, a situação em Hollywood está longe de ser ideal. Mais de 70 % dos entrevistados relataram uma cultura "um pouco melhorada", mas 69 % afirmaram ter sofrido abuso ou má conduta, mesmo nos últimos cinco anos. Pessoas de cor são particularmente afetadas, 55 % dos quais tiveram experiências semelhantes, como Film.at relatados.
Os desenvolvimentos atuais no processo de Weinstein e os profundos efeitos do programa #MeToo Movement: mesmo que surjam algumas mudanças na indústria cinematográfica, ainda há muito o que fazer para finalmente fazer abuso e assédio sexual.
Details | |
---|---|
Ort | Köln, Deutschland |
Quellen |