Colônia pede beleza: memórias trazidas à vida no Waidmarkt!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A campanha artística “Panorama Waidmarkt” em Colônia convida você a discutir a sustentabilidade urbana e o trabalho de memória.

Die Kunstaktion „Panorama Waidmarkt“ in Köln lädt zur Diskussion über städtische Nachhaltigkeit und Erinnerungsarbeit ein.
A campanha artística “Panorama Waidmarkt” em Colônia convida você a discutir a sustentabilidade urbana e o trabalho de memória.

Colônia pede beleza: memórias trazidas à vida no Waidmarkt!

Depois que a campanha artística “Panorama Waidmarkt” foi recentemente concluída com sucesso após 56 dias, o povo de Colônia está ansioso pelos efeitos desta notável iniciativa. Organizado pelo grupo de artistas holandeses Observatory, o evento aconteceu em Waidmarkt e convidou os moradores a compartilharem suas memórias e desejos sobre o antigo local do desabamento. Estas contribuições criativas são mais do que apenas documentos; Eles serão entregues ao arquivo histórico da cidade de Colônia e ali registrados como parte do “Diário de bordo do período provisório 2009-2025”. Espera-se que esta coleção crie um lugar convidativo no Waidmarkt que encoraje o diálogo e a reflexão, é relatado Antena NRW.

A intervenção artística foi lançada no dia 4 de maio de 2025 com a cerimónia de inauguração do Pavilhão Panorama. A prefeita Henriette Reker já havia encomendado um conceito de cultura e memória em Waidmarkt em janeiro de 2023, que agora está dando os primeiros frutos na forma deste projeto. O pavilhão e a campanha associada oferecem uma plataforma para discussões cidadãs; Muitos residentes de Colónia demonstraram uma forte necessidade de falar sobre os desafios urbanos e as experiências individuais. Estas vozes são verdadeiramente uma expressão de uma memória vivida da cidade, como a cidade de Colônia representa.

Diversidade de perspectivas

Peça fundamental na campanha artística, o artista Andre Dekker aprendeu muito com a população durante sua estadia na cidade feliz. “Colônia tem uma diversidade impressionante de arquitetura e ideias”, observou ele. No entanto, também notou que a metrópole do Reno está atrasada em termos de sustentabilidade, redução do tráfego e espaço habitacional. Nas discussões, muitos cidadãos também afirmaram que se sentiam mal governados e exigiam mais voz no desenvolvimento urbano. Estes desafios não são apenas locais, mas também reflectem tendências sociais mais amplas que podem ser observadas em muitas cidades. “Os pequenos projetos não recebem atenção suficiente”, observou Dekker – uma situação que ele gostaria de resolver através de uma abordagem integrada ao desenvolvimento urbano, à arquitetura paisagística e à arte.

Além disso, o design urbano criativo visa promover a consciência da identidade cultural e a coesão social da comunidade através da arte pública. Como a cidade que aprende descreve, instalações interativas e iniciativas criativas podem transformar bairros negligenciados em espaços animados e inspirar o envolvimento cívico.

Beleza na cidade

O objetivo da campanha “Panorama Waidmarkt” é claro – mais beleza para Colônia! As contribuições artísticas recolhidas mostram que o povo de Colónia está pronto para moldar ativamente a sua cidade. Uma cidade que leva a sério as vozes e visões dos seus residentes tem o potencial de promover mudanças sustentáveis ​​e interação social.

As intervenções artísticas funcionarão não só como locais de memória, mas também como fonte de inspiração para um realinhamento da política da cidade. Chegou a hora de Colónia ouvir as vozes dos seus cidadãos e investir em soluções criativas que melhorem o ambiente de vida. Desta forma, os desafios da vida urbana em Colónia poderão ser enfrentados em conjunto no futuro, para que o “espaço vazio” em Waidmarkt se torne um centro vibrante da cidade.