Desastre do HSV: caos do VAR e expulsão causam indignação!
Após a derrota por 4 a 1 para o Colônia, os treinadores e jogadores do HSV criticaram o VAR e as expulsões no jogo.

Desastre do HSV: caos do VAR e expulsão causam indignação!
Depois de um jogo acirrado em 3 de novembro de 2025, o Hamburger SV teve que aceitar uma derrota amarga por 1:4 contra o 1. FC Köln. Após o apito final, o técnico Merlin Polzin e o zagueiro Miro Muheim ficaram visivelmente frustrados com o desempenho do árbitro e com as decisões em torno das provas de vídeo. No total, o Hamburgo só entrou em campo com nove jogadores, após dois cartões amarelo-vermelho terem sido dados durante o jogo.
O foco esteve na expulsão de Immanuel Pherai aos 79 minutos e de Fábio Vieira, que teve de abandonar o jogo aos 83 minutos. Houve particular polémica em torno de um golo falhado de Vieira, marcado aos 50 minutos. No entanto, este golo foi anulado devido a uma falta de Rayan Philippe sobre Eric Martel, enquanto Ransford Königsdörffer estava passivamente impedido. O facto de esta cena ter demorado mais de seis minutos a ser analisada causou grande confusão no campo de Hamburgo.
Árbitro pede desculpas pela longa revisão
Polzin criticou os longos tempos de espera e expressou incompreensão pelo fato de a verificação demorar tanto. O árbitro Daniel Schlager admitiu que o atraso se deveu a várias cenas que precisavam ser verificadas. Muheim descreveu a situação como extremamente frustrante e questionou os critérios utilizados para realizar a revisão. “Você não sabe o que eles estão olhando”, resume ele. O avançado do HSV, Yussuf Poulsen, juntou-se às críticas e questionou o segundo cartão amarelo de Vieira, que veio depois de já ter sido advertido várias vezes por reclamar.
Tais debates não puderam ser ouvidos apenas em Colónia. Também houve discussões semelhantes sobre evidências de vídeo em Düsseldorf durante o jogo entre Fortuna Düsseldorf e 1. FC Kaiserslautern (1:1). Um gol foi anulado por impedimento. Os problemas técnicos do árbitro Lars Erbst com seu microfone levaram a uma ambiguidade adicional nas razões da decisão.
O futuro do VAR no futebol
As provas de vídeo (VAR) continuam a causar discussões acaloradas no futebol, inclusive entre os níveis de clubes. As estimativas de complicações e divergências sobre a aplicação da tecnologia mostram que ainda há muito que se atualizar. Os especialistas apelam a mais clareza e transparência nos processos de tomada de decisão, a fim de evitar tal situação e as subsequentes controvérsias.
Ainda não se sabe como a questão do VAR se desenvolverá e quais medidas serão tomadas para tornar o jogo mais justo. Se alguma coisa irá mudar em termos de manuseio – a discussão certamente continuará! Para mais jogos e novidades do mundo do futebol Chutador uma valiosa fonte de informação.
Leia mais sobre o histórico e as decisões no mundo do futebol Welt.de e conheça os detalhes técnicos do VAR Estouro de pilha.