Gaffel na catedral: Ajuda gratuita para evacuados na desativação de bombas!
Colônia evacua 5 mil moradores para desarmar bombas; Gaffel am Dom oferece asilo com Wi-Fi e alimentação.

Gaffel na catedral: Ajuda gratuita para evacuados na desativação de bombas!
Ainda há muita coisa acontecendo em Colônia no dia seguinte. Os acontecimentos de 3 de junho de 2025 não só causaram tensão, mas também resultaram numa medida de evacuação em grande escala. A razão para isso foi a descoberta de uma bomba de 5 quintais da Segunda Guerra Mundial, que foi descoberta durante as obras no estaleiro Deutz, e o serviço de eliminação de munições explosivas (KBD) teve que ser chamado para desativá-la. Isso ocorreu à noite para garantir a segurança dos moradores, após a escavadeira de esteira localizada em frente ao corpo metálico ter pressionado a bomba, exigindo uma resposta imediata.
Por volta das 4h00, o gabinete de ordem pública concluiu a primeira ronda de anilhagens nas zonas afetadas, seguida de uma segunda ronda. Cerca de 5.000 moradores tiveram que deixar suas casas até que a bomba fosse desativada. O corpo de bombeiros de Colônia ajudou ativamente a realizar a evacuação de forma rápida e eficiente. Foram preparados planos de emergência especiais para os desafios futuros, especialmente na limpeza de grandes edifícios ou lares de idosos. A situação era tensa, alguns residentes passaram a noite num ponto de contacto especialmente montado no ginásio da escola profissionalizante Humboldstrasse, enquanto outros procuravam alojamento alternativo.
Uma oferta para os evacuados
No meio do caos, isso ofereceu Gaff na catedral uma alternativa bem-vinda. A partir das 10h, as portas da popular cervejaria se abriram para os evacuados que foram expulsos de suas casas enquanto eram tomadas medidas para acalmar a situação. Foi montada uma excelente oferta - com WiFi grátis para todos aqueles que tinham que trabalhar a partir de casa, bem como iguarias culinárias em forma de pequeno-almoço cervejeiro e almoço de negócios. Além disso, Gaffel pensou em uma promoção especial: os primeiros 100 convidados receberam gratuitamente um refrescante Gaffels Fassbrause nas variedades toranja rosa ou limão. O espaçoso terraço com vista para a catedral convida-o literalmente a encontrar um pouco de paz e relaxamento.
Voltar à normalidade
As notícias de hoje são totalmente positivas: os residentes podem agora regressar às suas casas, trazendo de volta uma sensação de normalidade à cidade. No entanto, os últimos encerramentos de estradas permanecerão em vigor até que a bomba desarmada seja recuperada com um guindaste e transportada. Ônibus e trens voltaram a circular sem restrições e um serviço de transporte está levando as pessoas afetadas para casa. As equipes de resgate demonstram um compromisso particularmente claro com a repatriação de pessoas debilitadas ou com dificuldades de locomoção, que também são trazidas para casa de ambulância.
No geral, Colônia está lidando com o incidente com calma. A limpeza final será concluída em breve e as pessoas poderão voltar aos negócios normalmente. Embora essas evacuações sejam sempre um desafio, a cidade provou que consegue manter-se unida mesmo em situações de crise. Isto reflecte-se sobretudo na resposta rápida e eficaz das autoridades de controlo de catástrofes e da polícia, que têm de recorrer a tais medidas drásticas a qualquer momento, se necessário, para garantir a segurança dos cidadãos, relatam. Notícias da Renânia. Resta esperar que as pessoas afetadas não experimentem tal incidente no futuro e que as suas memórias desapareçam rapidamente.