Futuro do Rheinparkcafé de Colônia incerto: administrador de insolvência está em busca de soluções

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Insolvência do Rheinparkcafé de Colônia: causas, acontecimentos em andamento e possível aquisição por donos de restaurantes.

Insolvenz des Kölner Rheinparkcafés: Ursachen, laufende Events und mögliche Übernahme durch Gastronomen.
Insolvência do Rheinparkcafé de Colônia: causas, acontecimentos em andamento e possível aquisição por donos de restaurantes.

Futuro do Rheinparkcafé de Colônia incerto: administrador de insolvência está em busca de soluções

O cenário da restauração de Colônia sofreu outro grave revés: em 1º de julho de 2025, foi aberto um processo de insolvência contra a Parkcafé GmbH & Co. KG no Tribunal Distrital de Colônia. As causas? Insolvência e sobreendividamento, como explicou o administrador de insolvência Jens Olinger. Agora o tempo é essencial, porque numerosos eventos que deveriam acontecer nos próximos meses foram garantidos até o final de setembro, e o calendário de eventos do popular Rheinparkcafé também permanecerá bem preenchido até o final do ano, como Kölner Stadt-Anzeiger relatórios.

Roberto Campione, operador da cafeteria, expressou otimismo quanto ao futuro do negócio. Ele planeja fazer tudo o que puder para manter o café funcionando e está pensando em uma nova forma de empresa. Campione, que também dirige o Hotel Monte Christo, já adquiriu experiência na indústria da restauração e conhece bem o mundo político de Colónia; Em 2020 concorreu como candidato a prefeito e obteve 14.122 votos. Nas próximas eleições para prefeito, ele está concorrendo pelo novo partido “Kölner Stadt-Gesellschaft”, como relata o Express.

Os desafios da gastronomia

A situação no setor da restauração é tensa. A indústria está sofrendo muito com as consequências dos últimos anos, principalmente devido à inflação e ao aumento de custos. Os casos de insolvência no setor da restauração aumentaram 27 por cento entre 2022 e 2023. A situação piorou, especialmente na área dos restaurantes e pubs, mas as insolvências continuam abaixo do nível anterior à pandemia corona, que tem uma certa nota positiva. As empresas jovens são particularmente afetadas, como deixa claro uma análise do Creditreform. Quase metade das falências afecta empresas com cinco anos ou menos.

O administrador de insolvência do Rheinparkcafé, Jens Olinger, estava otimista de que receberia ofertas de renomados restauradores de Colônia interessados ​​em assumir o controle. A data ideal de transferência para um novo operador seria 1º de agosto. Campione também garantiu que todos os casamentos e eventos reservados serão realizados com segurança, embora veja o legado da empresa como um desafio.

Um marco na paisagem urbana de Colônia

O Rheinparkcafé listado foi originalmente construído em 1957 para o Federal Garden Show e tornou-se mais uma vez um local popular para eventos desde a sua renovação, que custou colossais 6,5 milhões de euros. O café oferece uma convidativa esplanada-cervejaria, um nível para eventos e um terraço para banhos de sol, o que o consolidou como um local de primeira classe para casamentos e eventos corporativos. Campione já destacou os diversos usos do site, inclusive como parte de programas municipais para empregar jovens e desempregados de longa duração.

No dia 1º de outubro acontecerá uma assembleia de credores, na qual os credores poderão registrar seus créditos. Até que a situação financeira seja esclarecida, o café permanecerá sob a gestão de Campione, que quer fazer tudo o que estiver ao seu alcance para salvar o negócio e preservar o local para a população de Colónia.