Criatividade de Kibera: Avido apresenta moda e cinema em Colônia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O designer queniano Avido apresenta a Kibera Fashion Week em Colônia com um filme e workshops para promover o talento local.

Der kenianische Designer Avido präsentiert die Kibera Fashion Week in Köln mit einem Film und Workshops, um lokale Talente zu fördern.
O designer queniano Avido apresenta a Kibera Fashion Week em Colônia com um filme e workshops para promover o talento local.

Criatividade de Kibera: Avido apresenta moda e cinema em Colônia!

Em Colônia haverá em breve uma visão emocionante do mundo criativo de Kibera, uma das maiores favelas da África. David “Avido” Ochieng, um talentoso designer de moda deste bairro de Nairobi, exibirá um documentário sobre a Kibera Fashion Week no domingo, 29 de junho, e na quinta-feira, 3 de julho. O evento acontece em cooperação com o Centro de Estudos do Sul Global da Universidade de Colônia e a Associação de Cultura Swahili Pambazuka. A entrada em ambos os eventos é gratuita. Diário da Cidade de Colônia relata que o evento oferece uma excelente oportunidade para aprender mais sobre os talentos criativos dos residentes de Kibera.

Kibera é caracterizada pelo lixo e pelas cabanas de ferro corrugado bem cheias, o que muitas vezes impede que muitas pessoas vejam a criatividade incansável das pessoas que ali vivem. Com a Kibera Fashion Week, que se realiza pela segunda vez, a Avido pretende oferecer aos residentes um palco para desenvolverem os seus talentos. O tema da Fashion Week deriva da sustentabilidade e da inclusão e apresenta influências tradicionais quenianas combinadas com estilos ocidentais. taz afirma que o último evento teve lugar em vias férreas e atraiu mais de 1.000 visitantes, muitos deles da própria Kibera.

A inspiração por trás do design da Avido

Avido, que fundou a sua marca de moda “lookslikeavido” num apartamento de um quarto em Kibera, combina padrões tradicionais de estampas africanas com elementos modernos de streetwear. Ele também ficou conhecido através de seus colegas cantores e compositores que usam suas roupas - incluindo celebridades como Bruno Mars, Beyoncé e também os grandes nomes da cena reggae Chronixx e Popcaan. Poderes da Áfricadestaca que as roupas de Avido são confeccionadas em Kibera e enriquecem muito o cenário cultural local.

Sua carreira não foi nada fácil. Tendo crescido num ambiente desfavorecido como o mais velho de quatro filhos, Avido teve de abandonar a escola muito cedo e procurou formas de sair do círculo vicioso da pobreza. Ele fez suas primeiras tentativas de costura em um grupo de dança, mas a verdadeira virada veio quando um funcionário de uma ONG lhe deu sua primeira máquina de costura.

Eventos e workshops

Após a exibição do filme, no dia 29 de junho, haverá um workshop com Avido sobre o tema “Criatividade e Inspiração”. Aqui os participantes podem aprender com suas experiências e sua abordagem criativa. No dia 3 de julho, após a exibição do filme, haverá um painel de discussão com Avido e outros convidados que oferecerão uma visão mais profunda do mundo da moda, bem como dos desafios e oportunidades em Kibera.

Com o objetivo de fortalecer a autoconfiança através da moda e da criatividade, a Kibera Fashion Week oferece uma plataforma para designers emergentes que enfatizam a identidade cultural e a sustentabilidade na produção de moda em suas coleções. O lema da Avido, “Grandes coisas podem vir de lugares onde você menos espera”, não é apenas um princípio orientador, mas também uma inspiração para muitos que estão abrindo caminho na indústria da moda.

O compromisso da Avido, não só no sector da moda, mas também com a sua Fundação Avido, que apoia a luta contra a pobreza infantil e oferece cursos de costura, mostra que também há esperança e apoio em Kibera. A combinação de design criativo e responsabilidade social garante o lugar da Avido como pioneira da moda e inspiração para as gerações futuras.