Jovens estagiários de Colônia estão transformando Porz: Fachadas coloridas para combater a falta de jovens talentos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Os estagiários de Colônia projetam fachadas coloridas em Porz com arte da GRACO para dar nova vida ao comércio de pintura.

Kölner Azubis gestalten farbenfrohe Fassaden in Porz mit Kunst von GRACO, um dem Malerhandwerk neues Leben einzuhauchen.
Os estagiários de Colônia projetam fachadas coloridas em Porz com arte da GRACO para dar nova vida ao comércio de pintura.

Jovens estagiários de Colônia estão transformando Porz: Fachadas coloridas para combater a falta de jovens talentos!

Em Colônia-Porz, duas casas na Celsiusstrasse agora brilham com cores vivas - graças às mentes criativas dos estagiários de pintura. A Epe Malerwerkstätten GmbH, com sede em Colônia, e a empresa de pintura Guido Mertens criaram uma impressionante obra de arte de fachada em colaboração com artistas talentosos da agência berlinense GRACO. Este projeto foi financiado pela Brillux no âmbito da iniciativa “O seu futuro é colorido”, que visa reestruturar o comércio da pintura e atrair especialmente os jovens.

A resposta positiva da vizinhança é mais uma prova de que a ideia está funcionando. “As fachadas coloridas pretendem estimular as conversas e desviar a atenção do quotidiano cinzento”, explica a porta-voz da cooperativa habitacional GEWOG Porz, que forneceu as fachadas. Durante a fiscalização, muitos transeuntes elogiaram a obra de arte, o que colocou um grande sorriso no rosto dos dois estagiários Jada e Kledino, de 20 anos, que participaram ativamente do projeto.

Jovens talentos no comércio de pintura

Mas este projecto criativo insere-se no contexto de um problema maior: a grave escassez de trabalhadores qualificados no sector artesanal. De acordo com os dados atuais, existem mais de 150.000 empregos não preenchidos nas profissões especializadas na Alemanha, sendo o comércio de pintura e envernizamento particularmente afetado. Em 2023, apenas 15.031 estagiários estavam ativos nesta área, o que significa um declínio de 35% desde 2010, como relata Kölner Stadt-Anzeiger.

Para contrariar esta situação, a campanha “O seu futuro é colorido” dá destaques específicos para melhorar a imagem do comércio de pintura. O artesanato, uma das maiores áreas de emprego na Alemanha, tem apresentado uma flutuação notável nos números de formação desde a década de 1990, com uma clara tendência decrescente. Embora a popularidade esteja a crescer, as capacidades de formação devem ser aumentadas para satisfazer a procura. O declínio é tão significativo que dos 342 mil aprendizes em 2023, apenas um terço será formado em profissões especializadas.

Um apelo à mudança

O exemplo de Colónia realça que abordagens criativas e experiências positivas no artesanato podem ajudar a motivar os jovens a encontrar o seu caminho no artesanato. Muitas vezes há falta de informação sobre a diversidade e as oportunidades das 130 profissões especializadas. Para além de um vasto leque de áreas de atividade, são também atrativas as inúmeras vagas de formação não preenchidas, como nas profissões da construção, preocupação central da transição energética.

Um formato de evento como o “DZib School Tour”, que teve lugar no dia 8 de julho na escola secundária de Hürth-Kendenich, serve para entusiasmar os alunos com o ofício da pintura e fornecer conhecimentos práticos para diminuir as suas inibições. Com uma boa variedade de locais de formação em profissões procuradas, Colónia poderá tornar-se mais atraente como local para formação e carreiras comerciais.

Então vamos continuar otimistas. Com empenho e projetos criativos, o espaço vazio no setor artesanal poderá em breve ser novamente preenchido por mãos ocupadas.