AfD assume o comité económico em Colónia – e agora para a cidade?

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 8 de novembro de 2025, a AfD liderará o Comité Económico de Colónia e duplicará a sua quota de votos no conselho. O que isso significa?

Am 8.11.2025 leitet die AfD den Kölner Wirtschaftsausschuss und verdoppelt ihre Stimmenanteile im Rat. Was das bedeutet?
Em 8 de novembro de 2025, a AfD liderará o Comité Económico de Colónia e duplicará a sua quota de votos no conselho. O que isso significa?

AfD assume o comité económico em Colónia – e agora para a cidade?

Em 8 de novembro de 2025, a AfD deu um passo significativo em Colónia e assumiu a presidência do recém-fundado Comité para a Economia e Digitalização durante os próximos cinco anos. Isso aconteceu apenas um dia após a primeira reunião inaugural do conselho, como ksta.de relatado. É a primeira vez que a AfD assume a presidência de um comité na cidade, tendo conquistado mais de nove por cento dos votos nas recentes eleições locais e espera-se que conquiste oito assentos no conselho, o dobro em comparação com a última eleição, de acordo com o relatório. Rundschau-online.de complementado.

Uma razão para assumir o comité económico poderá ser o facto de este não parecer ser uma grande prioridade para outros grupos. O grupo parlamentar da AfD tem agora oito membros depois de obter votos em alguns distritos de Colónia, como Chorweiler, Kalk e Mülheim. O que é particularmente digno de nota é que o líder do grupo parlamentar da CDU, Bernd Petelkau, lamenta que a AfD esteja agora na presidência, mas não vê outra opção. A Comissão para os Assuntos Económicos e a Digitalização era simplesmente menos atraente para a CDU e outros partidos, pelo que a jovem facção da AfD conseguiu aproveitar a sua oportunidade.

Novos rostos no conselho

A AfD enviou novos membros ao conselho municipal nas eleições locais, incluindo rostos conhecidos como Stephan Boyens, que é o principal candidato, e Christer Cremer, que atua como porta-voz. Matthias Büschges, candidato a prefeito, também conseguiu registrar um certo nível de apoio com 8,5 por cento. Isto representa uma clara inversão da tendência, que também é vista com cepticismo por outras facções, uma vez que a cooperação com a AfD permanece fora de questão para a maioria.

Apesar da decisão de assumir o comité, existem vozes críticas entre os membros do conselho sobre a importância da presidência do comité. Embora alguns considerem o poder do presidente administrável, tornou-se claro que a AfD tem agora um membro votante em cada comité, o que não acontecia antes. Um fluxo de informações sobre as funções precisas do presidente, que convoca as reuniões e define a agenda, é agora mais importante do que nunca.

Tendo em vista o futuro

O foco agora está em quem assumirá a presidência, já que deputados como Stefan Boyens, Iris Dworeck-Danielowski e Christer Cremer foram discutidos como candidatos. O anúncio do novo presidente está previsto para a próxima semana. Resta saber que “política construtiva” a AfD irá agora estabelecer no Conselho, mesmo que isso possa representar um desafio dadas as actuais barreiras ao acesso no espectro político.

Embora a facção AfD aproveite a oportunidade para prosseguir a sua agenda, o cenário político em Colónia continua caracterizado por debates acalorados e contra-eventos. Os próximos meses poderão ser cruciais para o desenvolvimento do papel da AfD na cena política da cidade e para o apoio que poderá realmente receber de outras facções.