Ópera conecta gerações: programa de Colônia encanta jovens e idosos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

O programa “Oper.City.School” em Colónia promove o intercâmbio intergeracional e a inclusão na ópera há quase 30 anos.

Das Programm „Oper.Stadt.Schule“ in Köln fördert generationsübergreifenden Austausch und Inklusion in der Oper seit fast 30 Jahren.
O programa “Oper.City.School” em Colónia promove o intercâmbio intergeracional e a inclusão na ópera há quase 30 anos.

Ópera conecta gerações: programa de Colônia encanta jovens e idosos!

A Ópera de Colônia quer trazer uma lufada de ar fresco aos corações e mentes. Com o seu programa educativo “Oper.Stadt.Schule”, que existe há quase 30 anos, a instituição pretende principalmente inspirar crianças e jovens sobre o emocionante mundo da ópera. Mas a iniciativa desenvolveu-se agora significativamente. Além do grupo-alvo jovem, o programa agora também atrai pessoas de todas as faixas etárias, bem como pessoas com deficiência ou restrições de saúde. Stephanie Sonnenschein, diretora do programa, explica o objetivo: “Queremos que todos tenham a oportunidade de vivenciar a ópera e ajudar a moldá-la”. relata o Rundschau.

Ofertas emocionantes para o futuro

A equipe “Oper.Stadt.Schule” já tem novas ofertas interessantes na manga para a próxima temporada 2025/26. Entre outras coisas, estão previstos “passeios com todos os sentidos”, dirigidos a pessoas a partir dos seis anos. Esses passeios não são apenas projetados para serem livres de barreiras, mas também são oferecidos em linguagem simples. Isso facilita a experiência para pessoas com necessidades especiais. Além disso, o projeto “Unisono” celebra este ano o seu quinto aniversário, onde o foco está mais uma vez no intercâmbio entre gerações: crianças em idade pré-escolar visitam regularmente idosos em instalações residenciais para prepararem juntos uma apresentação de ópera relata a Ópera de Colônia.

Participação cultural para todos

A importância da participação cultural está a tornar-se cada vez mais óbvia devido aos desafios enfrentados pelas instituições culturais. As pessoas com deficiência devem poder escolher de forma independente o que lhes convém. Conseguir isso requer ideias criativas e corajosas como esta Departamento de Participação Cultural enfatizou. É importante identificar barreiras, tanto físicas como mentais, e encontrar soluções através do diálogo com as pessoas afetadas. As redes pretendem promover a inclusão e a participação – uma tarefa que exige coragem e perseverança.

Convite para criarmos juntos

O programa não só facilita o acesso à ópera, mas também o envolvimento com a própria forma de arte. Isso inclui experiências com música, questões filosóficas e elementos visuais. A Ópera de Colônia convida calorosamente as pessoas a ajudarem a moldar esta forma de arte. A compreensão da demência também é promovida; a instituição oferece apresentações especiais para pessoas com demência escreve o Rundschau.

A interação entre jovens e idosos, os encontros com a ópera e a promoção do intercâmbio cultural são passos cruciais que a Ópera de Colónia está a dar para inspirar a população de Colónia para o fascinante mundo da ópera. Um momento emocionante está à nossa frente, e os envolvidos certamente terão a capacidade de levar todas as faixas etárias nesta jornada impressionante.