Castelo com fosso de Weißhaus em Colônia emocionado – fila enorme!
Lindenthal celebrou a primeira inauguração do castelo com fosso de Weißhaus em 400 anos com uma exposição de arte gratuita.

Castelo com fosso de Weißhaus em Colônia emocionado – fila enorme!
No fim de semana finalmente chegou a hora – o castelo com fosso Weißhaus em Colônia abriu suas portas pela primeira vez em 400 anos. Um evento que muitos moradores de Colônia não queriam perder. A exposição de arte, que aconteceu de sexta a domingo, atraiu não só os amantes da arte, mas também numerosos curiosos. A entrada foi gratuita e o evento foi ativamente organizado pelo proprietário do castelo, Adam Szpyt, empresário do comércio de colchões. Quando comprou o castelo em 2019, já tinha sublinhado que queria torná-lo acessível ao público, foi noticiado Expressar.
As longas filas ao redor do castelo não podiam ser ignoradas. Alguns visitantes esperaram mais de três horas para ver as exposições únicas. Theresa, que estava na fila pouco antes das 11h de domingo, finalmente desistiu depois de tanto tempo, assim como muitas outras pessoas que não puderam visitar a colorida exposição. Um funcionário alertou os que esperavam sobre o longo tempo de espera e pediu paciência. “Espero que o castelo abra com mais frequência no futuro”, disse Theresa depois, sublinhando o grande interesse da população de Colónia.
Arte em colchões – uma experiência única
A exposição em si foi tudo menos comum. Sob o lema “A arte se vive deitado”, os visitantes puderam sentar-se em colchões fornecidos especificamente para o evento pela empresa de Szpyt para ver as obras. Artistas de Colônia, como Stefan Strumbel, apresentaram suas pinturas e figuras, e obras de Enya Burger e Luis Zimmermann, ambos ex-alunos da Academia de Arte de Düsseldorf, também estiveram em exibição. A exposição foi supervisionada pelos curadores David Roth e Pia Fatha, para que fosse garantida uma gama variada de arte. Revisão on-line descreve que as exibições de colchões suspensos causaram espanto e conversa.
A histórica Casa Branca tem uma longa história, que remonta ao século XIV, quando foi mencionada pela primeira vez em documentos. Originalmente serviu como residência de verão para os beneditinos de São Pantaleão. As cores suaves e os jardins bem cuidados do palácio emocionaram os poucos sortudos que tiveram acesso à exposição no curto espaço de tempo. Eva, visitante no sábado, elogiou particularmente os jardins do castelo e as implementações, que tornaram a experiência única.
Parece que a reabertura do castelo com fosso poderá ser uma adição valiosa à paisagem cultural de Colônia. O grande interesse dos residentes sugere que muitos esperam mais eventos deste tipo. Nos últimos anos, cada vez mais historiadores e turistas têm se interessado pela história diversificada da Alemanha e pelos seus castelos, e a Casa Branca não é exceção. Wikipédia lista numerosos palácios e castelos impressionantes na Alemanha, mas o Weißhaus tem algo muito especial em seu estilo e história.
Colônia espera ter mais oportunidades para vivenciar o passado e apreciar a bela arte em um dos edifícios históricos mais impressionantes da cidade. Mal podemos esperar para ver o que Adam Szpyt e sua equipe estão planejando para o futuro!